TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Pedagogia

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]    \[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1        LEITURA OBRIGATÓRIA......................................................................................5

2        REGIMENTO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO......................8

ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA............................................................................10

3        PLANO DE AÇÃO................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

  Este relatório tem por objetivo realizar as observações na área da   gestão e assim compreender como ocorre o trabalho do diretor, do coordenador pedagógico, do professor e dos demais funcionários da unidade   escolar, deste   modo temos   que   ter   pleno   foco na observação   do relacionamento entre   as partes envolvidas, ou seja, observar todos os papeis do corpo docente e discente, para refletir sobre teoria e a prática vivenciada.

Apesar de estarmos presentes em um cenário atípico, no qual estamos vivenciando uma pandemia de COVID-19, ainda sim, o estágio nos possibilita compreender como processo de vivência prático-pedagógica, que aproxima o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional.

Nesse sentido, a prática curricular é uma atividade teórica de conhecimento, raciocínio, diálogo e intervenção efetiva, sendo o objeto da prática.

Para nós (futuros educadores), essa experiência ressalva a seriedade dos estágios, pois exclusivamente entrando espontaneamente nas situações de conflito é que podemos envolver as atitudes, dificuldades e desejos que os profissionais da região podem vivenciar.

Este estágio proporciona-nos uma ligação dinâmica aos desafios do quotidiano profissional e prática docente.

É um componente curricular fundamental para a formação dos egressos da graduação. É, também, um espaço de aproximação real entre universidade e comunidade, que possibilita uma integração à realidade social e participação no processo de desenvolvimento regional.

O estágio em tempos de pandemia, vem trazer um diferencial a cada educador, no qual mostra-se na prática o modo que o educador tem que se inovar, ser maleável a todas as situações, e exercer o papel de educador com ousadia, coragem e muita dedicação.

Através do estágio, a teoria aprendida no curso alia-se à prática, dando-lhe todo o sentido e concretizando as aprendizagens em situações reais do quotidiano. No estágio, terá a oportunidade de solucionar problemas em contexto real, tendo a supervisão de um orientador, que o guiará em todo o processo de aprendizagem.

O foco é relatar a experiência de vida nas atividades propostas pela disciplina de estágio supervisório no início do ensino fundamental. Nesse sentido, este relatório discutirá alguns pontos de vista que são essenciais para consolidar nossos conhecimentos teóricos como alunos dos cursos de educação.

  1. LEITURA OBRIGATÓRIA

O Pedagogo é um profissional que submerge em seu currículo matérias de desenvolvimento social, psicológica, histórica, filosófica e prática, apto a atuar em diversas áreas, tais como; hospitais, ONGs, empresas, ambientes socioeducacionais.

Apesar disso, no fim de sua formação, não se sente preparado para essa prática, carecendo de especializações e cursos para se qualificarem e abonarem uma boa atuação nesses ambientes.

O Pedagogo não há a visibilidade de cursos de formação profissional, que o norteie e afirme a sua ação em espaços não escolares, tendo exclusivamente seu olhar voltado a especializações   em áreas ligadas à docência, com isso levando-os, quase sempre, a aberturas complexos ao ensino em sala de aula, sejam elas em qualquer campo.

Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central

do curso de Pedagogia hoje é:

[...] a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).

Embora perante dos documentos sobre o curso de Pedagogia evidencia-se que precisaria ter estilo de graduação e que consistir ao próprio andamento uma licenciatura e um bacharelado, como apresenta o trecho:

O curso de Pedagogia, porque forma o profissional de educação para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, é, ao mesmo tempo, uma Licenciatura e um Bacharelado (BRASIL, 2002, p. 4).

Ainda diante dos documentos sobre o curso de Pedagogia evidencia-se que deveria ter caráter de graduação e que seria ao mesmo tempo uma licenciatura e um bacharelado, como apresenta o trecho:

O curso de Pedagogia, porque forma o profissional de educação para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, é, ao mesmo tempo, uma Licenciatura e um Bacharelado (BRASIL, 2002, p. 4).

Segundo Libânio (2001), os educadores têm uma ampla gama de atividades, sua atuação inclui edifícios civis, agências municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, organizações não governamentais, instituições de treinamento profissional, consultoria de negócios, hectares, hospitais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com