TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de TCC

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  8.547 Palavras (35 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 35

UNINASSAU/ EAD

CENTTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ROSANE MARIA DE SOUZA CIRIACO

PROJETO DE PESQUISA

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O ENFOQUE DA PSICOPEDAGOGIA

NATAL/RN

2019

ROSANE MARIA DE SOUZA CIRÍACO

        

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O ENFOQUE DA PSICOPEDAGOGIA

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de graduação em Pedagogia (Licenciatura) da UNINASSAU, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

NATAL/RN

2019

sumário

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

1.1 Tema .......................................................................................................................10

1.1.2 Delimitação do Tema ...........................................................................................10

1.2 Problematização...................................................................................................... 11

1.3 Justificativa..............................................................................................................11

2 OBJETIVOS.............................................................................................................11

2.1 Objetivo Geral ........................................................................................................12

2.2 Objetivos Específicos..............................................................................................12

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................13

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................................15

4.1 Caracterização do Estudo ......................................................................................16

4.2 População e Amostra .............................................................................................17

4.3 Instrumentos de Coleta de Dados .........................................................................18

5 CRONOGRAMA....................................................................................................24

6 REFERÊNCIAS......................................................................................................26

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a ludicidade é uma ferramenta psicopedagógica que possibilita uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, contribuindo significativamente como prevenção e superação das dificuldades de aprendizagem. É necessário que sejam repensadas as metodologias de ensino que estão sendo utilizadas, buscando compreender o lúdico como uma prática educativa eficiente ao desenvolvimento e aprendizado da criança. O lúdico como recurso psicopedagógico quando promovido de forma coerente e concreta, não possibilita apenas momentos divertidos e prazerosos, mas permite também importantes momentos de aprendizagem em diversos aspectos.

O psicopedagogo através de atividades lúdicas intervém nas dificuldades de aprendizagem, trabalhando a socialização, a interação, a criatividade, a expressividade da criança, a psicomotricidade, o raciocínio e a concentração.

Para que tenhamos uma melhor compreensão do tema, iremos abordá-lo em capítulos. No primeiro capítulo, será feito um breve resgate histórico do lúdico e uma contextualização da psicopedagogia. No segundo capítulo, será discutida a importância do lúdico como um aliado da aprendizagem, como instrumento de valor educativo, tendo em vista a educação da criança na faixa etária de 2 a 6 anos, com o objetivo socializador dessa etapa educacional, enfatizando o resgate das brincadeiras, jogos, brinquedos, como forma de garantir que o trabalho educativo em um CMEI – Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (onde está sendo desenvolvido o meu trabalho prático) possa oferecer o desenvolvimento global da criança em seus aspectos socioafetivo, cognitivo e psicomotor, para que a criança desenvolva de forma lúdica, critica e criativa, considerando seu conhecimento prévio e suas habilidades, trabalhando também a afetividade como essencial a um trabalho (psico)pedagógico prazeroso e produtivo, onde propicia uma maior receptividade do aluno as aulas e as disciplinas. Criando com ele; laços de confiança, respeito e compreensão, que desempenharão papel de grande relevância na sua aprendizagem.

 No terceiro capítulo, será abordado à importância do professor na instituição escolar e o lúdico como ferramenta importante no sucesso do seu trabalho.

Buscando compreender o papel da Psicopedagogia na Instituição educativa e o contexto atual da Educação Infantil no país, o objetivo maior deste estudo é refletir sobre a ação do psicopedagogo neste determinado campo de atuação. Como este profissional poderia contribuir para que a Educação Infantil garanta experiências que valorizem as múltiplas infâncias onde a criança é produtora de cultura?

O exercício aqui proposto busca compreender a atuação do psicopedagogo dentro das instituições em que estão inseridas crianças de zero a cinco anos de idade. Para tanto, realiza uma incursão na história da Educação Infantil brasileira apresentando documentos oficiais que a fundamentam e que a enquadram numa perspectiva mais atual, de acordo com o que sugerem estas publicações.

O fazer psicopedagógico também se encontra contextualizado, pois para compreender o papel do psicopedagogo neste campo de atuação é necessário resgatar um pouco da história da Psicopedagogia enquanto ciência em crescente transformação.

A construção de uma identidade por parte do psicopedagogo e também dos profissionais da Educação Infantil, remete a conceitos como autoria e protagonismo, tanto por parte de professores quanto das crianças envolvidas no processo formativo e que passam a ser valorizadas enquanto produtoras de cultura. Por fim, à guisa de conclusão, a percepção de que o fazer psicopedagógico se faz presente na formação continuada do grupo de profissionais da Educação Infantil, traz reflexões importantes acerca da necessidade constante desta formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com