TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escreve

Por:   •  1/10/2020  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE PALMAS

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO

PROFESSORA JUCILEY S. EVANGELISTA

ALUNA: VITÓRIA LOIOLA DE SOUZA

Referência:

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever. Revista de Antropologia, Vol. 39, No. 1 (1996), pp. 13-3.

No texto "O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever", o antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira traz um questionamento acerca das faculdades do conhecimento que, segundo ele, são inerentes ao modo de conhecer das ciências sociais. Seriam as faculdades do conhecimento o Olhar, o Ouvir e o Escrever, e no decorrer do texto ele busca mostrar a maneira como essas três ferramentas podem ser utilizadas na produção de conhecimento. Para Roberto Cardoso, embora muitas das vezes essas três etapas pareçam algo comum ou de pouca relevância para serem problematizadas, as faculdades consequentes delas assumem caráter epistêmico.

O Olhar sofre forte influência no exercício da investigação a partir do modo que cada um possui de ver a realidade. Tudo o que se vivencia ao longo da vida passa a afetar o modo de ver/olhar as coisas e isso pode vir a alterar de algumas formas o objeto de estudo. É claro que essa influência também atinge os demais atos cognitivos, entretanto é no olhar que podemos perceber e compreender isso de uma melhor forma. Portanto, é de grande importância ter um olhar treinado

O autor também acrescenta que o Olhar e o Ouvir não são faculdades totalmente independentes, funcionando melhor as duas de maneira conjunta uma complementando a outra no trabalho de campo. Assim como o Olhar, o Ouvir também precisa ser disciplinado para que o pesquisador saiba remover os “ruídos” e remover aquilo que não acrescenta em sua pesquisa. O autor diz que os dois são como duas muletas onde o pesquisador pode se apoiar e caminhar pela estrada do conhecimento que muitas das vezes é uma estrada difícil de ser percorrida. O Ouvir é uma etapa bastante importante na coleta de dados, pois ouvir um grupo pesquisado traz enriquecimento ao trabalho científico.

No Escrever temos a realização do produto final. O processo de textualização é de extrema importância para que se divulgue o que foi pesquisado. Na hora de escrever o autor também diz que é necessário livrar-se de alguns hábitos de escrita que muitas vezes já vem acompanhando o pesquisador em outros tipos de textos, mas que para o trabalho cientìfico não devem ser usados. Dessa forma o autor vem associando o escrever ao pensamento, pois no ato de escrever há uma reflexão sobre o assunto, é onde as informações são organizadas e onde surgem novas ideias.

As três etapas apresentadas pelo autor estão interligadas, devem trabalhar sempre em conjunto, e também devem ser sempre questionadas enquanto etapas de constituição de um conhecimento. E no trabalho o pesquisador deverá saber o quanto de sua vivência pode influenciar naquela pesquisa para que não venha a empobrecer e nem a alterar características de uma cultura ao finalizar sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com