TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O argumentativo sobre o conceito de interdisciplinaridade

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.814 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2 - Texto dissertativo-argumentativo sobre o conceito de interdisciplinaridade.

    A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália, tempo em que a preocupação com a educação começou ser valorizada, mas no Brasil a interdisciplinaridade começou a existir a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que  contribui para o aprendizado do aluno.  Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

    É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez mais no processo de ensino-aprendizado. A interdisciplinaridade são as interações entre as disciplinas com um nível hierárquico a mais, com mais prazer de ensinar e aprender, pois é onde ocorrem as ações disciplinares, com diálogo e cooperação de todos.

    A questão não é eliminar nenhuma disciplina, mas sim interagir e cooperar com alunos e professores que estão juntos no processo de descoberta, construção do conhecimento no qual não predomina a divisão de disciplinas. A intenção real é compartilhar ações, ideias, reflexões; cada aluno deve ser o autor nesse processo de construção. O que é muito importante dentro de sala de aula com respeito a pesquisas, a interdisciplinaridade é um conjunto total para sucesso dentro da sala de aula. O aluno precisa se expressar, precisa se posicionar diante de situações; esse êxito só será obtido se for feito com o objetivo de desenvolver a área crítica-reflexiva do aluno.

    A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, sendo assim ela nos permite enriquecer nossos conhecimentos com o outro e com o mundo de maneira diversificada, de uma forma geral a interdisciplinaridade é o diálogo entre diferentes disciplinas (Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Movimento – Educação Física, Ciências e Artes). Permite a constituição de um modelo de ensino que busca ampliar a qualidade de aprendizagem buscando a integração e a unificação das disciplinas, influenciando o desenvolvimento de atitudes, práticas e atividades construtivas de conhecimento, aonde das relações professor/aluno e ensino/aprendizagem surjam à integração dos conteúdos curriculares e a produção de um saber qualificado.

    O caminho mais seguro para fazer a relação entre as disciplinas é se basear em uma situação real, a abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que seriam abordados de forma convencional, seguindo os livros, sejam aplicados de maneira prática que permite o aluno vivenciar e despertar seu interesse de forma dinâmica.

    A interdisciplinaridade nos mostra com clareza que a escola não se faz com professores isolados dos alunos. A interdisciplinaridade acontece como um elo que une o professor ao aluno.

    Proporciona ao professor e ao aluno trabalhar um determinado conteúdo em diversas áreas ampliando o conhecimento, buscando maneiras diversificadas de aprender envolvendo várias disciplinas de forma prazerosa, criativa e lúdica, tendo como objetivo resolver problemas que envolvem ideias diferentes, aceitar o elo como parte do processo de aprendizagem, ouvir colegas e professores, envolver-se nas atividades propostas formular e discutir hipóteses a cerca de assuntos propostos.

    Conforme menciona o autor (Moura 2008 p. 111) é importante trabalhar com atividades relacionadas ao cotidiano das crianças e à interação entre elas, pois ao partilhar do mesmo tempo e espaço, a criança constrói estratégias para enfrentamento de situações cotidianas referentes a valores, hábitos e conhecimentos. Importante também considerar o erro como parte do conhecimento, estimular a pesquisa, aguçar os alunos a ter curiosidade, proporcionando atividades em grupo, de forma que possam aprender a trabalhar com os colegas. Por meio de um trabalho integrado com as crianças, onde o ensino seja proporcionado de forma que elas consigam perceber o sentido das coisas, a importância da sua utilidade, que façam parte do seu cotidiano, estudar não será uma coisa chata, porque vai ter significado na vida dos pequenos, eles vão conseguir assimilar o conteúdo, diferente de quando as matérias não os envolvem, porque para eles tudo aquilo não faz sentido nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com