TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito moderno de pedagogia

Artigo: O conceito moderno de pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Artigo  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  3.926 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Ela tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso á criança, mas quando necessária tinha que fazer valer sua autoridade. Foi por esse motivo que esses escravos acabaram desenvolvendo grandes habilidades no trato com as crianças.

A pedagogia não se refere apenas as praticas escolar, mas também há outras praticas, pois a educação ocorre em muitos lugares e não apenas em ambientes escolares. Assim sendo não podemos reduzir a pedagogia aos métodos de ensino. Então todos aqueles que atuam no processo de educação como: professores, monitores, pais, orientadores, etc. devem conhecer os princípios básicos da pedagogia.

O conceito moderno de pedagogia é de que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. A pedagogia possui alguns aspectos fundamentais como:

O aspecto filosófico que abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação.

O aspecto científico, onde a pedagogia moderna se apóia nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a educação.

O aspecto técnico ao qual se refere à técnica educativa, ao como educar. Esse aspecto situa-se entre o filosófico e o científico, ou seja, entre o que deve ser e o que é.

A pedagogia diante desses conhecimentos filosófica, cientifico e técnico investiga a realidade educacional em transformação.

Os autores Libâneo e Saviani evidenciam a pedagogia como pratica educativa, que faz parte da atividade humana e social da vida do individuo.

A pedagogia constitui-se como campo de investigação especifica cuja fonte é a própria pratica educativa e os portes teóricos provido pelas demais ciências da educação cuja tarefa é o entendimento global intencionalmente dirigido dos problemas educativos. Compõem oonjunto das ciências da

educação, mas se destaca delas por asseguras a unidade e dar sentido a contribuição das demais ciências, já que lhe cabem

o enfoque globalizante e unitário do fenômeno educativo.

(Libâneo, 2002)

Com isto conclui-se que a pedagogia se ocupa das tarefas de formação humana em contextos determinado por marcos espaciais e temporais. A investigação do seu objeto, a educação, implica considerá-lo como uma realidade em mudança. A realidade atual mostra um mundo ao mesmo tempo homogêneo e heterogêneo, num processo de globalização e individuação, afetando sentidos e significados de indivíduos e grupos, criando múltiplas culturas, múltiplas relações, múltiplos sujeitos. Se de um lado, a pedagogia centra suas preocupações na explicitação de seu objeto dirigindo-se ao esclareci-mento intencional do fenômeno do qual se ocupa, por outro esse objeto requer ser pensado na sua complexidade.

O pedagogo

Pedagogo é o profissional formado em Pedagogia, o qual atua em processos pedagógicos, e também educativos ou seja, processos relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos, levando sempre em consideração a legislação vigente.

É muito comum pessoas confundirem um professor, com um pedagogo, pois muitos não sabem que há uma diferença entre ser um professor e ser um pedagogo. O professor é o profissional que dá aulas por entender de um determinado assunto, ele é um professor não pedagogo. Um professor é um profissional que tenha feito licenciatura, como por exemplo, alguém que fez história. Já o pedagogo é aquele que não precisa necessariamente ser um professor, ele pode atuar na área de um diretor ou de um coordenador de uma escola. Um pedagogo pode atuar em várias funções como, por exemplo: ele pode participar na organização das turmas, calendário letivo, distribuição das aulas e disciplinas, horário semanal de aulas, organizar a hora atividade do professor para estudo, planejamento e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, sugerir projetos de intervenção na realidade da escola para a melhoria do processo educativo, proposta pedagógica curricular e com as diretrizes de cada disciplina, planejar em conjunto com o coletivo da escola a intervenção aos problemas levantados em conselho de classe, entre várias outras funções. Além disso, cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda.

Para ser um pedagogo se faz faculdade especializada em pedagogia, a licenciatura habilita o pedagogo para dar aula para o ensino fundamental dedicando-se ao magistério, e o bacharelado habilita para atuar na administração escolar.

Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro. Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão. Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.

Ser um pedagogo é uma profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatro pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.

Para ser pedagogo uma das maiores exigências é a vocação e o amor à educação, pois o salário é normalmente pouco atraente. São grandes os desafios a serem enfrentados por esses profissionais, pois além da questão salarial também há as questões pertinentes às condições e a qualidade do ensino nas escolas públicas. Um pedagogo de rede privada não atuará da mesma maneira que um que trabalha com alunos de favelas.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »