TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conteúdo da educação

Tese: O conteúdo da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Enfim/de repente acabamos a maquete.

b) Eu fiquei impressionada com sua beleza desde que a conheci.

c) Filho, pega meu óculos que deixei em cima da mesa.

d) Menino, por que você não brinca lá fora, em vez de só ficar assistindo à televisão?

ETAPA 1

1) Público Alvo

Alunos da 4ª série do ensino fundamental.

2) Perfil da turma

Sala com 25 alunos, as carteiras são dispostas em cinco fileiras com cinco carteiras em cada uma delas

Caracteristicas:

É uma turma atenta, rápida no cumprimento das atividades propostas pelos professores, os alunos são questionadores, ativos e adaptam-se às atividades que envolvam a participação da sala toda, como leitura em voz alta, exposição oral.

A interação entre professor e aluno é efetiva, o espaço favorece a locomoção. No agrupamento de alunos em atividades de confecções de cartazes, por exemplo, esse ambiente promove a circulação do professor para ajudar seus alunos com maior agilidade.

3)Quanto aos recursos de ensino disponíveis na sala, pode-se contar com lousa, grande mural, parede branca para projeção de vídeo.

4) É possível realizar trabalhos em que possam juntar os grupos (ou em duplas) ou movimentarem-se pela sala de aula que é ampla e arejada.

5)Os recursos de áudio e vídeo podem ser solicitados pelo professor quando necessários, assim como os materiais para confecção de trabalhos. Já os jornais, revistas e livros, os alunos os têm disponíveis na biblioteca da própria escola.

Etapa 2:Tema da aula, Justificativa e objetivos

Considerando o perfil da turma e o público alvo, escolhemos o tema a ser desenvolvido em uma aula, que será: “Como se escreve? Junto ou separado?

Esse trabalho vai ajudar aos alunos a identificarem o uso inadequado de algumas palavras da língua portuguesa que causam dúvidas em sua grafia.

O assunto a tratar com a turma (nessa aula) são as palavras da nossa língua que causam dúvidas: se elas são escritas juntas ou separadas, por exemplo: depressa, devagar, anteontem, enfim, embaixo, de repente, às vezes, a fim de, em cima, de frente, entre outras.

Ensinar a ortografia das palavras no texto é ao mesmo tempo ensinar a revisar o que se escreve, e esse é um conteúdo que deve ser tratado desde as séries iniciais. O aluno precisa incorporar tais conhecimentos gradativamente, ampliar e fazer uso deles com o objetivo de deixar seus textos claros e objetivos na comunicação das idéias.

Este plano de aula propõe uma atividade cujo foco é a ortografia de palavras escritas “juntas” ou “separadas”, nem sempre os alunos chegam à correção plena dentro do que está proposto. O que importa é apresentar questões pertinentes nas situações didáticas, fazendo com que a turma reflita e avance.

A turma por seu perfil participativo tem potencial para cumprir a realização das tarefas e atingir os objetivos esperados no plano de ensino..

Segundo Anterita cristina de Souza (2009, p. 62), ao planejarmos um plano de ensino devemos ter metas precisamente definidas ou resultados previamente determinados, que indicam o que o aluno será capaz de realizar após a realização das atividades propostas, modificando, com isso, o comportamento do aluno, suas atitudes, habilidades, como resultado da expressão do conhecimento.

Estabelecer os objetivos do plano de ensino, segundo a autora, orienta tanto a ação do professor quanto o aprendizado do aluno. Além disso, o professor define o conteúdo, define a metodologia, sua avaliação e o aluno, por sua vez, tem consciência do que se espera dele na aula.

Para Libâneo (1992, apud Souza), os objetivos educacionais é indispensável e exige um posicionamento ativo do professor. Já nos objetivos gerais, o plano apresenta três tipos de abrangências: finalidades educacionais de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade; princípios e diretrizes para orientar o trabalho escolar de acordo com o plano pedagógico apresentado pelo corpo docente levando em consideração a filosofia da educação e a pratica escolar; concretiza, ensinando a matéria, a sua visão de educação e de sociedade. Os planos de ensino relacionam-se mais com o último item.

Os planos de aulas são mais específicos, minuciosos, devemos recorrer aos objetivos específicos, às expectativas do docente em relação aos resultados que espera obter da classe durante o processo de ensino. Ele dita o rumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com