TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática

Por:   •  10/4/2017  •  Dissertação  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 10

    O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática

As instituições sociais existem para realizar objetivos.

O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto de ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condições para alcançar esses objetivos.

As características determinam formas muito peculiares de conceber as praticas de organização e de gestão escolares, ainda mais quando se considera que tais praticas se revestem de caráter genuinamente pedagógico.

Os conceitos de organização/gestão, direção e cultura organizacional Organizar significa dispor de forma ordenada, dar uma estrutura planejar uma ação e prover as condições necessárias para realiza-la.

A organização escolar refere-se aos princípios e procedimentos relacionados o uso de recursos (materiais, financeiros, intelectuais) e coordenar e avaliar o trabalho das pessoas, tendo em vista a consecução de objetivos.

Assim, a organização escolar define-se como unidade social que reúne pessoas que interagem entre si, operando por meio de estruturas e de processos organizativos próprios, a fim de alcançar objetivos educacionais.

A administração pode ser vista, assim, tanto na teoria como na pratica, como dois amplos campos que se interpenetram: a “racionalização do trabalho” e a “coordenação do esforço humano coletivo” (Paro,1996.p.18 e 20).

Destacar a cultura organizacional como um conceito central na analise da organização das escolas significa buscar a relação das praticas culturais .

Cultura organizacional pode, então ser definida como o conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e o comportamento das pessoas em particular.

organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.

Este é o modelo mais comum de organização escolar que encontramos na realidade educacional brasileira, embora já existam experiências bem sucedidas de adoção de modelos alternativos, em uma perceptiva progressista.

(Alguns estudos sobre organização e gestão escolar (por exemplo), para Escudero e González, Luck) e a observação de expediências levadas a efeito nos últimos anos contribuem para ampliar o leque de estilos de gestão e para   apresentar, de forma esquemática, quatro concepções: a técnico-científica, a autogestionária, a interpretativa e a democrática-participativa. A organização e os processos  de gestão assumem  diferentes modalidades, conforme  a concepção  que se tenha  das  finalidades sociais  e politicas  da educação em relação  á sociedade  e a formação dos alunos .

Na concepção técnica cientifica ,prevalece  uma visão  burocrática  e tecnicista da escola .as escolas que operam com esse modelo  dão muito  peso á estrutura  organizacional: organograma  de cargos de funções  hierarquia de funções ,normas e regulamento centralização  das decisões, baixo grau  de participação das pessoas ,planos de ação  de cima para  baixo . A abordagem sócio critica  da escola  desdobra -se  em diferentes  formas  de gestão  democrática  da escola de diferentes  formas  de gestão  democrática , conforme veremos  em seguida .

  Alguns estudos sobre  organização e gestão  escolar  (por exemplo ,Paro escudeiro  e Gonzáles e a organização experiência  realizadas nos últimos anos .

 A concepção técnica cientifica ,como já assinalamos , baseia se na hierarquia de cargos e funções  ,nas regras e procedimentos  administrativos ,para a racionalização  do trabalho  e a eficiência dos serviços escolares .Na organização escolar  em contraposição  aos elementos  instituídos( normas ,regulamentos  procedimentos já definidos ).valoriza especialmente  os  elementos  instituíntes  (capacidade do  grupo de criar  ,instituir, suas próprias normas e  procedimentos ). A concepção democrática participativa baseia se  na  relação  orgânica entre   a  direção  e a  participação  dos membros da equipe .portanto o modo pelo qual a escola  se  organiza  e se estrutura  tem dimensão  pedagógica ,pois  tem   que ver  com os objetivos  mais amplo da instituição  relacionado a   seu compromisso com  a  conservação e transformação social. Por  sua vez ,as outras concepções  tem  em comum  uma visão de gestão que se  opõe a foram de  dominação  e de subordinação  dos indivíduos .Para isso  valoriza os elementos internos  do processo organizacional- planejamentos, a organização  a direção ,avaliação. Ou seja a gestão democrática ,por  um lado  é atividade coletiva  que implica   a participação e objetivos comum  :por outro  depende  também  da capacidade  e responsabilidades  individuais  e de uma ação  coordenada e controlada .  Concepção de organização e gestão escolar ,técnica cientifica  percepção detalhada  de funções e tarefas  acentuada a divisão técnica  do trabalho escolar .Auto gestionário  decisões coletivas ( assembleias, reuniões ) reuniões eliminação  de todas as  formas  de exercício de autoridade .Interpretativa  ,a escola  é uma realidade  social  subjetivamente  construída  não dada  nem objetiva . Democrático participativo  qualificação e competência  profissional, fase  tanto nas tarefas  quanto nas relações .A participação  é o principal meio  de assegurar   a gestão democrática ,possibilitando  o envolvimento de todos os  integrantes  da escola  no processo de tomada de decisões  e no funcionamento de  organização escolar . O conceito de  participação fundamenta se  no principio da autonomia ,que significa  a capacidade das pessoas  e dos grupos  para livre  a livre determinação  de si próprios  isto é para  a condução  da própria  vida .  No primeiro sentido , a participação  é ingrediente  dos  próprios  objetivos    da escola e da educação .

   Convém ressaltar  que o principio  participativo  não esgota  as ações  necessárias  para assegurar   a qualidade de ensino. A direção da escola  , além  de ser  uma das funções  do processo organizacional, é um imperativo  social e pedagógico. Essa peculiaridade presente nas ações  educativas .

  O conceito de direção adequada, estruturada e seu ótimo funcionamento constituem em fatores essenciais para atingir eficazmente os objetivos de formação. Ou seja, o trabalho escolar implica uma direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com