TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

Por:   •  4/12/2021  •  Ensaio  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

 

PPS

Nome: Bárbara Leticia Ribeiro de A. Coimbra

Polo Sede: Pirapora

Polo Avançado: Várzea da Palma

Disciplina: Gestão democrática nos sistemas e na escola 

Professor Mediador Presencial: Cristiane Santos de Almeida

ATIVIDADE 1

 Os gestores são aqueles que nas escolas muitas vezes têm de lidar com fornecedores, parceiros da instituição, o cordo docente, resposáveis pelos alunos e o próprio Estado. Além disso, gerir toda a pasta educacional requer um bom planejamento e equipe. O gestor junto desta equipe deve garantir que o projeto seja colaborativo, transparente, apresente direções e metas a seguir. Tudo isso ouvindo a comunidade escolar e regional de modo que todos se identifiquem com o projeto proposto e com o caminho que a escola seguirá a partir dele. Ainda, um gestor democrático deve ser comunicativo e usar desta para levar transparência aos processos de gestão na escola. Deve ropiciar a participação de todos nas decisões, tornando todos parte dos resultados e pronunciar as relações entre todos os envolvidos em torno da proposta pedagógica que se quer desenvolver. O papel do gestor é fundamental pois é alguém que pode dificultar ou facilitar a implantação de metodologias ou organismos de participação.

ATIVIDADE 2

Após leitura conjunta do livro com os aluno do 7º ano e discussão sobre os principais conceitos de democracia, destacamos como, de fato a democracia é exercida em nosso dia-a-dia. Democracia além dos direitos políticos e de voz do cidadão mas, como uma aliada na transformação da sociedade e participação dos indivíduos na construção de um futuro inclusivo.

Os estudantes optaram por realizar a eleição para líder de turma. Como os cursistas do IFNMG são membros externos à turma, estes atuaram como mesários da votação, a fim de eliminar qualquer favorecimento na contagem dos votos. Três duplas de candidatos foram formadas, vamos chama-los de dupla A, B e C. Cada dupla teve em torno de dez minutos para discutir suas propostas e cinco minutos para apresenta-las a turma. Podemos perceber que a maior parte das propostas estão em torno de insatisfações dos alunos diante das condições físicas e de ensino da escola. A eleição foi realizada e por maioria de votos a dupla B foi eleita. De acordo os alunos, a dupla eleita foi a que apresentou as propostas mais possíveis de serem realizadas e que, inicialmente representariam as com maior necessidade de mudança ou ajustes como maior participação estudantil, entre outros. Assim, também concluímos que todos tiveram o direito de também se elegerem e aqueles que elegeram puderam demonstrar o que mais os incomoda e precisa ser mudando no ambiente escolar que se encontram.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Centro de Referência em Educação a Distância
R.
 Santa Terezinha, 45 – Cidade Nova – Montes Claros/MG CEP: 39400-468 – Contatos: (38) 8408-8125 / 3084-5530  – e-mail: ead@ifnmg.edu.br – sites: ead.ifnmg.edu.br / www.ifnmg.edu.br 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (370.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com