TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tradicionalismo a partir do século XV

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

O tradicionalismo a  partir do século XV

O tradicionalismo tem origem no Brasil desde o século XV, pois na época da idade moderna a igreja tinha um forte controle nas escolas até que ocorreu uma concorrência entre o estado. No século XIX a Europa planejava a possibilidade de uma escola pública e laica. Nas décadas de 60 e 70  o método de ensino tradicionalista evitavam que alunos críticos e questionadores expressassem argumentos construtivos tendo como consequência maior aprendizado.

Vantagens: de acordo com o tradicionalismo  para os defensores do método de ensino tradicionalista é o resultado de criar alunos questionadores através de uma informação sólida.

Desvantagens: havia uma relação entre professor e aluno onde o professor  ensina e o aluno aprende por intermédio de instruções.

O construtivismo sendo assim íniciado pela década de 80, algumas escolas começaram a utilizar o construtivismo que foi inspirado em Piaget, sendo um método de aprendizado onde ajuda as crianças aprender de forma diferente do tradicionalismo, com vantagens da participação dinâmica dos alunos e interação com os colegas.

O construtivismo sócio - interacionista inspirado em vygotsky, busca  levar a criança a descobrir todas as possibilidades das relações, espaços e também desenvolver a  capacidade de pensar e observar.

A escola da ponte surgiu em Portugal na década de 70 com o objetivo de fazer uma escola em respeitar as diferenças individuais dos alunos. Assistente de crianças entre 5 a 13 anos onde os alunos não eram divididos em classes e nem em anos de escolaridade. Os estudos eram feitos individualmente e em dupla, mas também em grupos heterogêneos  na qual quem decidiam com quem estudar e quem planejava a educação eram os alunos.

A pedagogia histórico-crítica é pouco praticada no cotidiano escolar, e foi criada pelo brasileiro Dermeval Saviani, surgida no início da década de 80, tendo foco em apresentar quantidades grandes de conteúdos e resgatar valores da educação escolar e garantir que os alunos participem de uma sociedade crítica.

O tecnicismo para Newton Duarte, demonstra que as apostilas são assemelhadas a administração de uma empresa com objetivo de otimizar lucros. No ensino com apostilas, o docente se torna descartável na educação sendo que o docente tem o papel principal na educação.

Perrenoud Doutor em sociologia e antropologia criou um grupo de competências que foi classificada em 10. São dez novas competências para ensinar e trabalhar de forma mais específica e continua, onde o professor deve evoluir suas potêncialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com