TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ARES VISUAIS E EDUCAÇÃO

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em Pedagogia- EAD

UNIRIO/CEDERJ

AD1 – 2014-2

DISCIPLINA: ARES VISUAIS E EDUCAÇÃO

Coordenação: Profª Glaucia S. Gama e Silva

Nome:

Matrícula:

Polo:  

Esta é sua primeira AD do semestre 2.  Leia com atenção e desenvolva seu trabalho citando suas fontes de pesquisa, incluindo sites da Internet, caso os utilize.

Bom Trabalho!

- Publicidade e Propaganda são duas palavras que o senso comum costuma usar como se fossem sinônimas. No entanto, elas podem ter significados bem diferentes. Dentre outras coisas, a publicidade e a propaganda fazem uso dos elementos formais das artes plásticas e visuais.

  > Pesquise a respeito da existência da publicidade/propaganda no nosso cotidiano, mostrando sua importância e influência (negativa e/ou positiva) sobre a massa, assim como a necessidade de apuro estético na ‘hora de anunciar’.

- Para facilitar sua compreensão sobre o tema, citamos abaixo um caso ocorrido nos EUA, na década de 50, no século passado.

  • Um pesquisador do comportamento humano, de nome Jean Vicary, interessado em testar o grau de alcance da publicidade sobre a psique das pessoas, obteve autorização para projetar, durante a exibição de um filme, sobre as imagens, certas frases, que, por certo, não apareciam claramente, mas de modo quase imperceptível sobre a tela. Essas frases diziam, por exemplo: “coma pipoca”. Pois bem, aconteceu, de a maioria do público consumir pipoca, na saída do cinema, a ponto de fazer filas. E também  o  aumento do consumo de determinado refrigerante, que serviu para o teste – depois da mesma experiência.

RESPOSTA

        As campanhas de publicidades que estão em todos os meios de comunicação são responsáveis em estimular o capitalismo, é o meio mais eficaz para o mesmo alcançar seus objetivos.

        Não é apenas um produto que está sendo vendido pela propaganda, mas todo um estilo de vida.

        A propaganda é capaz de intrometer e até mesmo modificar a história mundial.

        Adolfo Hitler, fez uso da propaganda para ganhar o povo da Alemanha,  Todas as suas campanhas eram de persuasão extrema onde tinha como princípio: “Atingir a razão e não a emoção” e com isso revolta o povo alemão para iniciar a Segunda Guerra Mundial.

        Seja tanto para o bem ou para o mal a propaganda faz o mundo girar.  Como disse certo internauta: “ A mídia hoje em dia tem total influência nas nossas vidas, hoje em dia compramos muitas coisas por passarem em televisões, ou verem em propagandas visuais, até  mesmo os padrões de beleza são impostos pela mídia.  Nossa vida é movido pela mídia.

        As propagandas têm usado de um apuro estético para cativar o público.  Tem havido um cuidado com as imagens, como o impacto visual, visto que a beleza chama atenção.  Uma imagem bem trabalhada chama o público. Por exemplo: “Se você tomar essa cerveja, a mulher mais bonita será sua, se comprar esse carro, terá sucesso garantido.  Se a criança tiver tal brinquedo, terá poderes de super herói, se a menina tiver tal boneca será a mais bonita e popular e assim por diante.  Concluísse com isso que a questão visual dessas propagandas chamam muito mais a atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (322.6 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com