TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS PRESENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC RELACIONADAS AO CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  5/3/2020  •  Seminário  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL 100% ONLINE

 PEDAGOGIA – 3º SEMESTRE

VITÓRIA EVELYN DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

TAUBATÉ

2019

OS ASPECTOS PRESENTES DA eDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC RELACIONADAS AO CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem

                                                                        Professores: Maria Luzia Silva Mariano

                                                                        Mayra Campos Frâncica dos Santos

        Natália Gomes dos Santos

        Márcio Gutuzo Saviani

Natália da Silvia Bugança                                                            Tutora eletrônica: Claudia G Nascimento

[pic 4]

TAUBATÉ

2019

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Educação Infantil na BNCC        5

2.1.1 Aspectos sociológicos        5

2.1.2 Aspectos filosóficos        6

2.1.3 Aspectos pedagógicos        6

2.2 Campos de Experiência        6

2.2.1 O eu, o outro e o nós        6

2.2.2 Corpo, gestos e movimentos        6

2.2.3 Traços, sons, cores e formas        6

2.2.4 Escuta, fala, pensamento e imaginação        6

2.2.5 Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações        6

2.2.6 Atividades do Campo de Experiência        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4 REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO                                                                      

 

Por diversos momentos delimita-se por um conjunto de fatores que a própria criança produz sua cultura, não apenas pelos objetivos ou experiências que constrói, mas principalmente pela formulação de um sentido de vida baseado na sociedade em que está inserida.

Portanto apresenta-se o conteúdo através do conhecimento da cultura na infância como ponto de partida para desenvolver-se o contexto educativo infantil, em seguida a representação de cada item para constituição plena dessa formação.

Contudo analisa-se as diversas formas que o campo de experiência alcança para nortear o desenvolvimento pedagógico. Inclusive apresenta-se os devidos princípios para que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar.

Portanto espera-se que cada campo tenha seu objetivo final de aprendizagem e desenvolvimento, no qual por meio de todos esses fatores devidamente sincronizados torna-se um cenário educacional desde cedo mais justo e igualitário.

        

2. EDUCAÇÃO INFANTIL

  1.   Educação Infantil na BNCC

A utilização da terminologia Educação Infantil, vigente atualmente no Brasil, tem como intuito localizar a educação de crianças em uma faixa etária de de 0 a 5 anos, como parte complementar do processo de formação completo e continuado posteriormente com o ensino fundamental e o ensino médio.

Porém o progresso da Educação Infantil tem sido lenta e progressiva, além das diversas discussões como quando a LDB sofreu modificações, sendo uma delas a antecipação da chegada dos alunos ao ensino fundamental. Com isso a Educação Infantil tem como foco definir prerrogativas para essa fase do ensino e aprendizagem, e proporcionalmente a garantia do direito de acesso as escolas pelos alunos dessa faixa etária, se por escola ou creches.

2.1.1  Aspectos Sociológicos

Os aspectos sociológicos relacionados a educação infantil, está em constante evolução na sociedade, justamente pela ideia de estimular as crianças ao desenvolvimento. Essa visão contribui para o ingresso das crianças em um contexto de discussões e decisões políticas, sempre relacionadas as modernidades no mundo atual nos campos econômicos e culturais

De acordo com GIDDENS (1986), a sociologia infantil utiliza-se de grande importância relacionada a estruturação e crescimento da criança. Portanto a necessidade atual de ação/estrutura social, reflexibilidade, entre outros conceitos, são vistos como grande utilidade para desenvolvimento de um futuro promissor.

Sendo que eixos das culturas infantis tornam-se linguagens por meio do qual a criança se manifesta de forma social e cultura, ainda assim de acordo com PINTO (1997), sociologia infantil apresenta uma particular importância que visa ultrapassar o dualismo micro/macro teórico que interacionismo simbólico tende a reforçar.

  1. Aspectos Filosóficos

Os aspectos filosóficos está ligado a uma das primeiras etapas da educação básica, no qual a criança desenvolve suas habilidades físicas, intelectuais, cognitivas e socializadores, no quais são de suma importância para a construção de sua identidade.

Diante disso o grupo escolar deve-se desenvolver atividades relacionadas sempre ao pensamento, de modo que a criança possa se situar no espaço de social em que vive no momento. Porém de acordo com INCONTRI (2000?) as filosofia infantil não estaria preocupada em forma discípulos filosóficos, mas sim em auxiliar em uma certa visão social para formas de pensar e transformar o mundo.        

Portanto o educador no qual trata-se de um mediador, tem seu espaço fundamental nesse processo de iniciativa da criança em busca da curiosidade, questionamento, investigação e outras habilidades que possam se desenvolver por meio da compreensão filosófica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com