TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música presente na Educação Infantil

Artigo: A música presente na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

“A música presente na Educação Infantil”

A música vem sendo usada como a forma mais completa de manifestar as diversidades culturais presente em todo o mundo, ela é a expressão do sentimento, do prazer, do protesto, dos rancores se constituindo também como um benefício para o bem-estar físico, mental e social.

A música desenvolve o ritmo ordenado na criança, os movimentos sincronizados, a imitação, a sensibilidade musical, a impostação da voz e a linguagem.

A música vem sendo usada na Educação infantil para dar suporte à palavra em alguns momentos, porém está acompanham o cotidiano dos alunos e muito. Faz-se necessário que o educador aborde conteúdos tais como melodia, harmonia, ritmo, sons e silêncio.

Para Robert Jourdain (1998), a música para a criança é inicialmente, uma experiência com a linguagem verbal: “[...] a experiência musical pura nasce da linguagem e isto só acontece aos poucos, à medida que as crianças adquirem competência em sucessivos aspectos da música” (idem, p.92).

Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro da sala de aula.

Na Educação Infantil as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação.

Elas começam a vivenciar ritmos, gestos, jogos motrizes através de canções e danças. Os conteúdos podem ser organizados em Fazer Musical, onde irá buscar a participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança, repertório de canções para desenvolver memória musical, reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas, produções musicais, e Apreciação Musical, onde esta se refere à audição e à interação com músicas diversas, procurando desenvolver escrita de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países, informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional (1998) o trabalho com a música deve organizar de forma que as crianças desenvolvam em si a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais, a capacidade de brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, além de explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros e ampliar seu conhecimento do mundo. Teça Alencar Brito, em “A Música na Educação Infantil” teoriza a música como sendo “um movimento comprometido com os processos criativos”. Segundo Hans-Joachin Koellreutter:

“A música é uma linguagem, pois é um sistema de signos e, nela, se faz presente um jogo dinâmico de relações que simbolizam, em microestruturas sonoras, a macroestrutura do universo”.

A música deve ser vista como uma verdadeira "linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança. Ela deverá estar contribuindo no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com