TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DE SENTIDOS ATRIBUÍDOS NOS DIARIOS ONLINE DOS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  17/1/2021  •  Artigo  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 17

OS EFEITOS DE SENTIDOS ATRIBUÍDOS NOS DIARIOS ONLINE DOS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM ÂMBITO ESCOLAR

Rosangela Castro dos Santos[1]

                                                                             

Resumo: Esse artigo objetiva analisar os efeitos de sentido nos discursos que tratam da violência contra o docente, atribuídos a discentes nas escolas públicas de Palhoça da grande Florianópolis. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e visa expressar quais os efeitos de sentido os diários online produzem. Esse artigo tem como pauta dois jornais catarinenses, O Diário Catarinense e o Notícias do Dia, e tem como quadro teórico Orlandi, Lagazzi, Foucault, Assis, Odália, Guimaraes e Chauí. A datar desse pressuposto, procurou-se compreender os efeitos e sentidos dos discursos em diários online a partir das transformações desencadeadas por essas tecnologias que chegam com tanta velocidade.

A crescente violência contra o docente em sala de aula assusta e afasta gradativamente um número maior de docentes da atividade escolar e muitos acabam por procurar outras áreas de atuação vindo a desistir da profissão. É enfim de caráter emergencial a aplicabilidade das políticas públicas que visam observar o docente em sua atividade laboral, lhe garantindo a devida analise e condições emocionais para o exercício da prática docente.

 Disso decorre a ideia de que todos esses sentidos já-ditos por alguém sobre a temática, em algum lugar, em um momento distinto, têm efeito sobre o que está sendo analisado neste material discursivo, conforme verificaremos na análise dos diários online.

        

Palavras-chave:   Violência Escolar. Efeitos de sentido, Discurso

  1. Introdução

 Discursos são elaborações discursivas que sustentam os saberes em passagem numa determinada época. Por meio da análise do discurso Foucaltiana, estabelecem-se as relações entre os dizeres e os fazeres, isto é, as práticas discursivas materializam as ações dos sujeitos na história. O discurso possui uma profundidade histórica, realizar suas análises significa tentar compreender a maneira como as verdades são produzidas e enunciadas. O indivíduo, ao realizar seu discurso, não demonstra a sua consciência livre de intermédio ao contrário, aquilo que ele declara pode ser resultado de memórias discursivas que lhe são antecedente e que foram por ele incorporados em função da questão sócio histórica a que estamos todos subordinados, a partir da qual são concebidas nossos desempenhos sobre o mundo. E é justamente esta identidade, que se constrói dentro escola, mas que está profundamente encadeada com os discursos construídos pelos diários online, o principal objeto deste artigo. São muitas as notícias que chegam a diários online sobre relatos de violência cometida por alunos a docentes.

A fragilidade do sistema educacional quanto á proteção a integridade física e emocional do professor é problemática, conforme a análise da pesquisa vem aumentando em Santa Catarina os casos de violência praticada por alunos contra o professor, a maioria dos casos ocorridos sequer é registrado, aumentando ainda mais essa margem do fenômeno violência dentro das escolas.

Segundo a pesquisa em diários online do Diário Catarinense (DC) e Notícias do Dia (ND) que tratam da violência atribuída ao discente contra o docente, observa-se dentro das escolas, discente cometendo violência contra seus docentes, especificadamente verbais e físicas, ameaças, humilhações, intimidações, desrespeito, conflitos gerados pelas diferentes causas, como famílias desestruturadas, narcotráfico, conflitos sociais, etc. A violência em si decorre de diversos fatores e na escola ela acaba sendo registrada e observada pelo convívio da diversidade existente nesse âmbito levando a ter vários discursos.

Da prática docente lecionando na disciplina História e da atuação com arte educadora, a observação dentro das escolas e depoimentos de colegas de trabalho, a vivência escolar e os seus desafios. Por fim, busco analisar   qual o discurso em diários online sobre os registros de violência nas escolas entre 2016 a 2018 da região da Grande Florianópolis, mais especificamente nas escolas públicas de Palhoça, registrada como foco primordial dessa pesquisa. Averiguar os efeitos de sentidos diante do exposto, a violência em seus diversos níveis praticados cotidianamente contra o professor.

Há uma necessidade do sentido, em sua materialidade, que só significa, por exemplo, na música, ou na pintura etc. Não se é pintor, músico, literato, indiferentemente. São diferentes relações com os sentidos que se instalam. São diferentes posições do sujeito, são diferentes sentidos que se produzem. (ORLANDI, 1995, p.39)  

  As incivilidades, que caracterizam principalmente a falta de respeito, acabam por insurgir no âmbito escolar as agressões verbais e xingamentos, esse artigo, traz nos diários online os discursos que tratam da  discussão da violência praticada contra o professor no âmbito escolar, por conseguinte, fatores que podem ser apontados como responsáveis pela existência desse fenômeno na escola, seus efeitos e reflexos e ainda as políticas públicas existentes para que o docente possa exercer sua atividade profissional com segurança.

Os aportes teóricos se fundam na análise de bibliografia, por meio de leituras a artigos, livros, análise de dados dos Diários Online, a própria vivência escolar e ainda estudos sobre as legislações vigentes tocante ao tema.

2. A violência e a escola

Diários online que tratam da violência de discente contra docente, causam impactos diretamente no convívio e qualidade de vida das pessoas, de modo que o sofrimento é um dos seus efeitos e sentidos mais explícitos. Estando associada intrinsicamente ao homem, se manifestando pelos seus desejos em detrimento ao outro. Na forma psíquica ou física, em todas as suas formas, fere diretamente os direitos fundamentais de cada sujeito.

A violência não é algo que surge na sociedade contemporânea, ela acompanha o homem desde sua existência. A ciência da antropologia remonta nossa história trazendo a luta das mais diversas civilizações que buscavam a concretização dos seus interesses muitas vezes pelo exercício da violência física, por enfrentamentos e guerras. Os destroços e artefatos históricos remontam acontecimentos que narram a convivência entre essas civilizações.

Romeiro(2015)[2] expõe que para explicar violência, a psicanalise considera a história como história coletiva. A história da humanidade deriva da história individual. O que apresenta um limite, pois explicar desta forma é fazer derivar o processo histórico coletivo de posições que são explicações individuais. Formações sociais e históricas apenas podem ser explicadas por outras formações igualmente sociais e históricas, posto que a historicidade universal é maior que a soma das histórias individuais. Se for possível, no entanto, considerar este indivíduo com um eu com seu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com