TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

                                                       [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE ?????

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ACADÊMICO:

???????

???????

???????

???????

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA ESDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TUTORA ?????????

        ?????/ Rio de Janeiro

2014


INTRODUÇÃO

Projeto desenvolvido para auxiliar professores e funcionários de escolas públicas em regiões carentes. O estudo foi baseado em alunos do segundo ensino fundamental, com idade entre seis e sete anos que residem em comunidade carente próxima à instituição de ensino. Essas crianças sofrem diariamente com o abandono, a violência, prostituição e tráfico de drogas o que as transforma em indivíduos agressivos e ansiosos.

Os alunos experimentarão o ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas trabalhando em conjunto para que desenvolvam o potencial de conhecimento e sócio afetivo das crianças. Professores de português, ciências, geografia, educação física tanto como psicólogos e pedagogos poderão valer-se dos estudos aqui propostos para o cumprimento do projeto e desenvolvimento de atividades.

A terapia assistida por animais aplicada neste trabalho foi idealizada pela Prof. Dr.Maria de Fatima Martins como descrito em seu resumo: “Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais”.

Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota-se que o contato e convívio entre homem e animal geram benefícios que são estendidos por toda a vida. O projeto Dr.Escargot apresentou a 2009 resultados promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidas pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargots, as crianças mais velhas, interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos.

A terapia assistida por animais tem ainda a função de facilitadora nas relações sociais e de autodescobrimento de acordo com Kobayashi 2009. Os resultados de diferentes estudos demonstraram que a TAA pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem a diminuição da solidão e da depressão, diminuindo a ansiedade, os efeitos do sistema nervoso  e aumentando o estímulo para prática de exercícios.

RELEVÂNCIA DO ESTUDO

O tema escolhido vai de encontro com a realidade cultural e social do Brasil no século XXI, um país que anseia por mudanças na política e na postura dos cidadãos. Cabe aos educadores através dos meios que dispomos abrandar as divisões sociais e tentar oferecer o aprendizado de qualidade a todas as faixas etárias.

O convívio com os animais vem como forma de amenizar as influencia negativas que as crianças vivenciam em comunidades pobres. Humanizando o tratamento dos animais se humaniza também o tratamento entre indivíduo na mesma família e no mesmo ambiente de trabalho.

O projeto se dará através de ações conjuntas entre instituição e comunidade para captação de insumos e mão de obra o que despertará em todos os participantes o orgulho de pertencer e ter responsabilidade sobre os resultados do projeto.

OBEJTIVO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo geral implantar a terapia assistida por animais no ensino fundamental em escolas publica, para que tenham melhores resultados nos comportamentos e aprendizagem dos alunos em foco. Os objetivos específicos deste projeto são:

Analisar o perfil socioeconômico de dois alunos do 2ª ano do ensino fundamental do colégio E.M. Guiomar Shimidt Marques, identificar os possíveis causadores dos problemas de comportamento e aprendizado que os dois alunos apresentam, introduzir a terapia assistida por animais de forma interdisciplinar através de atividades desenvolvidas na escola e em casa. Obter melhora no desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de aprendizado e obter melhora no desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de comportamento.

METODOLOGIA

Adequação física da escola: a escola tendo como representante a diretora Sra. Aline Morato, iniciará uma campanha junto com a prefeitura, comercio e empresários locais, bem como a realização de bingos e bazares com o intuito de angariar fundos para a construção de um “quarto” onde a pequena criação será iniciada. Este quarto terá o nome de “toca da vida”.

 O projeto arquitetônico será cedido pela prefeitura em parceria com profissionais do ramo segue abaixo a planta hipotética do ambiente:

EQUIPAMENTOS

Higienização de animais: escovas de pelos secadores e higienização de espaço com mesmo procedimento da limpeza da escola. Gaiolas individuais para transporte, Comedores, bebedores, ração, insumos e pessoal de apoio.

A prefeitura e comunidade deverão se engajar na divulgação e execução plena do projeto com campanhas ao longo do ano para que os insumos necessários à criação dos animais não faltem.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Escola municipal E.M. Guiomar Shimdt Marques Rua José do patrocínio S/n Ilha das cobras Paraty- R j. Turma do 2ª ano do ensino fundamental, com crianças entre seis e sete anos divididas entre 10 meninas e 10 meninos.

CARACTERISTICA DA TURMA

Uma turma com atraso de aprendizados tem alguns problemas de comportamentos e de respeito à autoridade do professor e demais funcionários; convívio no âmbito familiar com realidades que desfavorecem o desenvolvimento como a violência, tráfico de drogas, abandono afetivo, prostituição, dentre outros. A higienização pessoal é falha e as crianças quase sempre usam uniformes e calçados sujos e tem piolhos. Apresentam um descaso para com o futuro pela falta de interesse e de tempo dos pais para as crianças, alguns pais estão presos e as crianças residem com avós ou tios. São crianças que na sua maioria, trabalham na cidade no período em que não estão na escola, portanto não dispõem de tempo para o estudo em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (108.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com