TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Memorial Descritivo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) do Centro Universitário Hermínio Ometto –Uniararas.

PARAÍSO/SP

Novembro/2017


Sumário

Introdução........................................................................................................................03

1.Atividades trabalhadas para o desenvolvimento psicomotor.......................................04

2. Brinquedos e Brincadeira na Educação Infantil .........................................................05

3. Brincadeiras faz-de-conta............................................................................................06

Considerações Finais.......................................................................................................08

Referências Bibliográficas..............................................................................................09


JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[1]

INTRODUÇÃO

        Com a elaboração deste presente Memorial objetivei descrever a relação na parte prática e teórica que veio contribuir para o meu longo trajeto na Educação através do estágio, realizado na escola de Educação Infantil. Sendo assim, descrevo minhas experiências e expectativas quanto ao aprendizado em sala de aula com mais facilidade e significado.

        Durante o meu estágio, pude observar que a professora trabalha muito com jogos e com isso desenvolve o psicomotor da criança. Escolhi esse tema com base nas atividades que desenvolvi durante o estágio em que estive na escola. Apresentei e expliquei o objetivo das atividades, percebi que as crianças ficaram empolgadas e despertaram o interesse em participar das atividades, o que tornou as aulas mais dinâmicas e com a interação de todas as crianças e claro com a ajuda da professora.  

 O curso de Pedagogia me proporcionou muitas experiências como aluna e como estagiária. Entendo que as brincadeiras e os jogos na Educação Infantil fazem necessário para tornar o aprendizado mais prazeroso, pois a criança aprende brincando com muitas dinâmicas e interação, tudo isso no coletivo.

Pude ver também que além do espaço e tempo que a professora dá para as brincadeiras, também é importante o desenvolvimento da criança.

Teixeira (2010) destaca que com o crescimento das cidades, o espaço físico da escola perdeu, pois algumas escolas se preocupam com o conteúdo a ser ministrado e se esquecem de acrescentar o lúdico na sala de aula.

Entendo que o lúdico é muito mais do que um aprendizado, pois traz método essencial para o desenvolvimento e crescimento da criança em um curto espaço.

 1. ATIVIDADES TRABALHADAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

O curso de Pedagogia proporcionou grandes desafios e isso fez que buscasse conhecimentos teóricos sobre os jogos e brincadeiras e foi através deles que fiquei encantada com a Educação Infantil, pois as crianças, através das atividades em sala de aula, desenvolvem aprendizagem brincando.

Ao realizar o estágio, pude vivenciar a quantidade de atividades a serem desenvolvidas na Educação Infantil, tudo muito organizada e muito bem planejada pela professora. Ela trabalha com as crianças a psicomotricidade, buscando nela o desenvolvimento intelectual, o motor, o psicológico e assim, melhora o convívio em relação social, intelectual. Nesta escola trabalha com o sistema apostilado e se faz necessário muita pesquisa para o melhoramento das aulas para que a criança consiga ter o seu desenvolvimento pleno.

Quando a criança brinca, ela interage no ambiente com outras crianças e se socializa, pois o ato de brincar é instintivo e com isso faz com que desenvolva sua psicomotricidade, ressaltando o movimento, tanto nos jogos como nas brincadeiras, pois a criança aprende se divertindo, o que é mais importante.

Vale ressaltar que o meu estagio foi muito significativo para a minha formação de pedagoga e entendo que a criança necessita de respaldo muito maior na Educação Infantil, para o seu desenvolvimento pleno, tanto físico, psicológico, intelectual e social, de forma a integrar na sociedade e ter a oportunidade de desenvolverem e tornarem responsáveis pelos seus atos.

Segundo a obra do autor Mello (2009), nos afirma que o desenvolvimento da criança acontece em fases e vem da consciência do eu e possuem inúmeras síndromes como psicoses infantis, doenças neurológicas infantis e psicossomáticas.

            Entendo que a criança tem etapas em seu desenvolvimento e dentro das possibilidades da professora, com ajuda da escola, esses desenvolvimentos devem ser supridos através dos jogos ou das brincadeiras, sendo assim, estimulados a progredir em suas atividades.

Enfim, os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil passam a ser um aliado excelente para a formação social e com isso estimula a criança a socializar, dividir, compartilhar, aprendendo a viver socialmente na sociedade.

2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Durante minha experiência como estagiária, aprendi que brincar é uma importante forma de comunicação que a criança possui e é por meio deste ato que ela pode reproduzir o seu cotidiano.

Dentro do tema do memorial que é “Jogos e Brincadeiras”, pude perceber nos dizeres de Cunha (2001), que os brinquedos estimulam as crianças a se expressarem, e fazem descobertas. A brincadeira se torna fácil com qualquer objeto, seja ele qual for, usam constantemente a imaginação e o faz de conta.  

Entendo que as brincadeiras devem ser desafiadoras para que a criança consiga entender e isso tem que ser adequado a sua faixa etária. Além de tudo isto, a socialização e interação com o outro é de grande valia para o desenvolvimento intelectual e o brinquedo também tem essa função educativo.

Segundo a autora Winnicott (1975), nos afirma que o amadurecimento da criança se dá a partir do seu convívio com a sociedade, da imaginação em suas brincadeiras, sendo criativo, e somente assim ela percebera o seu eu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com