TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Por:   •  10/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

ALEXANDRA PINTO

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Luzilândia 2021

ALEXANDRA PINTO

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina Trabalho de Conclusão do Curso – TCC I, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – PARFOR, como cumprimento parcial da exigência para realização da avaliação da aprendizagem na disciplina..

Orientador (a):Profª. Draª. Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva.

Luzilândia 2021

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ALEXANDRA PINTO

Aprovado em        /        /         

BANCA EXAMINADORA

[pic 1]

[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05

  1. Objetivos        06

1.11 objetivo geral                                                                                     06 1.1.2 Objetivos específicos        06

  1. Justificativa        06
  1. REFERENCIAL TEÓRICO                  06
  1. O brincar como direito da criança        07
  2. A importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem        08
  3. A atuação do educador no brincar        09
  4. A atuação dos pais, e da sociedade no brincar        10
  5. Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem        11
  1. METODOLOGIA        13

4CRONOGRAMA.        15

5 REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma prática que possibilita interação e comunicação entre as crianças, o termo lúdico é uma palavra derivada do Latim “ludus”, que significa jogo,  e que está relacionada à função de brincar livremente e individualmente, utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é de grande importância do mundo infantil. Através de jogos e brincadeiras ass criança se apropriam do mundo de forma espontânea, alegre e simples, possibilitando interação e comunicação com outras crianças. Através do brincar pode-se perceber a personalidade, a criatividade, a afetividade e a psicomotricidade de cada criança. A brincadeira é, para ela, um espaço de investigação  e de construção do conhecimento sobre ela própria e sobre o mundo.

SEUS OBJETIVOS

Máxime, vale destacar que, o brincar na educação infantil equilibrando a criança a estabelecer regras constituídas tanto em grupo, quanto individualmente, contribuindo assim para uma comunicação com a sociedade em que vivemos . Deste modo, a criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender posiçõs diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros, a si própria e ao mundo, e ainda é nesse ato que podemos detectar e prevenir futuros problemas de aprendizagem infantil. Além dessa atividade ser um passatempo para a criança, ela é motivada a brincar por meio de processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades e não só para “passar o tempo”, na realidade, os momentos do brincar são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da imaginação.

É IMPORTANTE COLOCAR ESSE PROBLEMA LA NO INICIO DA SUA INTRODUÇÃO

  1. Objetivos

  1. Objetivo geral

Indentificar as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.

  1. Específicos

  • Evidenciar a concepção de jogos e brincadeiras das professores da educação infantil;
  • Identificar os principais jogos e brincadeiras utilizados pelas professoras em sala de aula;
  • Apontar desafios e possibilidades da utilização dos jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil.
  1. justificativa

O interesse pela temática jogos e brincadeiras está relacionado aos aspectos pessoal e profissional. Surgiu da necessidade de ampliação dos conhecimentos e de compreensão de como os jogos e as brincadeiras poderão ser utilizados na educação infantil. A importância deste trabalho justifica-se pela relevância da temática, o brincar com o cuidado e a atenção que merece dentro do processo de ensino e aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras sendo propostos de forma adequada é importante para o desenvolvimento das crianças, provavelmente, possibilitarão interação com outras crianças e uma aprendizagem coletiva.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

PRECISA ACRESCENTAR CITAÇÕES DIRETAS LONGAS

OBS. JA INICIAR COM UM TÓPICO SOBRE SUA TEMÁTICA

OBS. NÃO ULTRAPASSAR DE 8 LAUDAS

Ademais, destaca-se que na Educação Infantil, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a desenvolver suas capacidades motoras cognitivas e sociais através da utilização de atividades diarias.

Nesse sentido, brincar é uma das atividades importante para o desenvolvimento da identidade  e da autonomia da criança. O fato de elas, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e faz com que ela desenvolva sua imaginação através das brincadeira e dos jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com