TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Na Educação Infantil: Desafios E Possibilidades

Por:   •  20/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

IETO - Instituto Educacional Tocantins

Naiane Pereira Dos Santos

A Inclusão Na Educação Infantil: Desafios E Possibilidades

ANANÁS-TO

2020

[pic 2]

[pic 3]

IETO Instituto Educacional Tocantins

Naiane Pereira Dos Santos

A Inclusão Na Educação Infantil: Desafios E Possibilidades

Projeto de Pesquisa à IETO -  Instituto Educacional do Tocantins, Campus, para obtenção de nota na disciplina de metodologia do Trabalho Cientifico, sob a orientação do Prof. Adonias Ribeiro da Silva.

ANANÁS-TO  

2020

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1.0        INTRODUÇÃO        11

1.1        Problema da Pesquisa        12

1.2      Justificativa        12

2.0        OBJETIVOS        12

2.1        Objetivo Geral        12

2.2        Objetivos Específicos        13

3.0        METODOLOGIA        13

3.1        Métodos de Pesquisa        13

3.2        Tipo de Pesquisa        14

3.3        Meios de Investigação        14

3.4        Apresentação dos Dados da Pesquisa        14

REFERÊNCIAS        15

REFERENCIA PARA TERMINO DO TRABALHO        15

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo compreender os Desafios da Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais, Refletir sobre a importância do tema para que a importância da diversidade em seu tema seja cada vez mais respeitada, valorizada e reconhecida Instituições educacionais. Os direitos dessas crianças são garantidos na Declaração de Salamanca de 1994, reafirmou o direito das crianças e adolescentes com necessidades especiais à educação sem distinção. E no Brasil, através da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1998, esse direito foi consolidado no art. 58, esclarecendo que “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.

Portanto, educação inclusiva significa educar todas as crianças no mesmo ambiente escolar. Isso não significar que as necessidades e as dificuldades dos alunos serão negligenciadas, com o processo de inclusão as diferenças são vistas como uma diversidade. É essa diversidade baseada na vivência social que pode ampliar a visão de mundo e proporcionar a todas as crianças a oportunidade de viverem juntas. 

No dia a dia escolar encontramos grandes desafios, escolas sem estruturas tanto físicas com na especialização do profissional de educação. Na educação Infantil a situação é grave, pois a maioria da criança que apresenta a necessidade especial não consegue um diagnóstico, muitas das vezes por uma resistência da parte familiar que não aceita, dificultando o trabalho pedagógico.

Muitos são os desafios, mas em meio ao caos há uma luz, que é o reconhecimento que o profissional da educação precisa estar sempre em atualização, é preciso reconhecer que a todo o momento o mundo estar em transformação e a educação também, para que o educador possa passar segurança em suas aulas  estar atualizado, é preciso estar disposto a apreender e ser humilde para que possa apreender principalmente com os próprios alunos.

A admissão de alunos com necessidades especiais em escola regular é uma plano de políticas públicas educacional, que inclui o atendimento de todos os alunos no mesmo espaço comum, para que todos possam adquirir conhecimentos escolares, existem muitas leis que garante esse acesso das crianças ao ensino escolar. Essas politicas nos permite refletir sobre as diferenças na linguagem humana, desenvolvimento e aprendizagem, o que significa que todo aluno deve receber subsídios para superar suas dificuldades e proteger seus direitos. 

  1. Problema da Pesquisa

Inclusão ou educação inclusiva não é outro nome para a educação dos alunos com necessidades especiais. Inclusão envolve uma abordagem diferente para identificar e resolver dificuldades que imergem na escola (.) [a inclusão educacional] implica em um processo que aumente a participação de estudantes [nas atividades e vida escolar] e reduza sua exclusão da cultura, do currículo e das comunidades das escolas locais. (CSEI 2000, p. 04). Baseado nesse conceito podemos nota como a sociedade caracteriza os padrões, quando revermos a história da sociedade notamos que o processo de exclusão estar estabelecido em todos os períodos da humanidade.

Partindo desse ponto levantamos a importância de trabalhar o processo de inclusão na educação infantil, para assim pode compreender quais os principais desafios encontrados pelas escolas e professores como também compreender quais as possibilidades que essa educação inclusiva traz para vida da criança.

1.2 Justificativa

A justificativa da escolha do tema se da pela, a importância da inclusão, ao incluir as crianças com deficiência no ensino regular foi se construindo uma sociedade inclusiva, junto também sugiram os desafios, com aos educadores entram em um grande processo por buscar de atualização, com a escolar, assim aos conceitos da educação tradicional foi se deixando de lado dando espaço ao uma educação inclusiva.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Nesta pesquisa, como objetivo geral, buscou- se: investigar de que forma os professores da educação infantil enfrenta os desafios e refletindo como sua formação é de suma importância para o desenvolvimento de uma educação que respeite as diversidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com