TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES OPET

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD

OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA

CURITIBA

2013

PAULA RENATA CHOINSKI DOS SANTOS

OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA

Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação do 1º Período, Turma A, do Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD das Faculdades OPET.

Prof. João Mendes

CURITIBA

2013


Os mitos e equívocos relacionados ao Conceito de Tecnologia

 

Conforme abordamos nas discussões realizadas nessa aula, a tecnologia não é somente o aparelho. A vinculação da tecnologia ao aparelho implica valorizar mais o objeto do que o processo que deu origem a ele. Nesse sentido, o objeto, que é produto da tecnologia, ou seja, "um saber fazer baseado em teoria e experimentação científica" (VARGAS, 1994, p. 20), é apenas o resultado, pois tal processo tem continuidade e passa por modificações e aperfeiçoamentos. E desse processo resultam, então, os recursos tecnológicos.

Nos meios de comunicação de massa, por exemplo, é comum encontramos a associação da Tecnologia como se fosse somente a "máquina" ou aos equipamentos de "última geração". Selecione em jornais, revistas ou Internet 3 (três) anúncios publicitários relacionados à Tecnologia. Analise as mensagens neles expressas e registre, por meio de um texto, as suas conclusões a respeito da concepção de Tecnologia veiculada nesses anúncios.

A utilização equivocada da palavra tecnologia é observada com frequência na veiculação de propagandas relacionadas a aparelhos eletrônicos, principalmente os denominados de última geração. Esses anúncios geralmente trazem a palavra tecnologia associada diretamente ao equipamento apresentado, deixando de lado a amplitude alcançada pelo conceito de tecnologia, que associa a máquina ao seu processo de desenvolvimento.

Quando buscamos entender o conceito de tecnologia mais a fundo, chegamos a conclusão de que ele envolve diferentes esferas: conhecimento técnico e científico, ferramentas, processos, materiais e equipamentos que são utilizados para resolver ou facilitar a resolução de determinados problemas. Portanto o aparelho ou o equipamento pode estar envolvido no processo tecnológico, mãos não representam a tecnologia em si.

Neste primeiro anúncio apresentado logo abaixo, a palavra tecnologia está associada a imagem de aparelhos celulares, e o texto relacionado a imagem afirma que a tecnologia é o aparelho celular (Seu pai não precisa entrar na era da tecnologia. Basta ter um celular desses.). Outro equívoco que percebemos neste anúncio é a utilização da expressão “era da tecnologia”. Se partirmos do pressuposto de que estamos na era da tecnologia, julgamos que os avanços anteriores que vão desdo o domínio do fogo, a invenção da escrita até a construção das máquinas a vapor não podem ser considerados tecnologia. Se anteriormente afirmamos que tudo o que é aplicado a resolução de problemas utilizando-se de processos, pode ser definido como tecnologia, nitidamente percebemos um novo equívoco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (176.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com