TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALEGORIA DO MITO DA CAVERNA RELACIONADO COM A ATUAL EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDEMICO

Por:   •  6/3/2022  •  Monografia  •  15.938 Palavras (64 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 64

UNIÃO DAS FACULDADES CATÓLICAS DE MATO GROSSO

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

RONALDO BISPO DOS SANTOS

A ALEGORIA DO MITO DA CAVERNA RELACIONADO COM A ATUAL EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

VÁRZEA GRANDE - MT

2021

RONALDO BISPO DOS SANTOS

A ALEGORIA DO MITO DA CAVERNA RELACIONADO COM A ATUAL EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) SEDAC, Curso de Filosofia, como exigência parcial para obtenção do título de Licenciado em Filosofia.

Orientadora: Profª. Drª. Silvia Maria dos Santos Stering

VÁRZEA GRANDE - MT

2021


FICHA CATALOGRÁFICA

Santos, Ronaldo Bispo dos

S236a A alegoria do mito da caverna relacionado com a atual educação no contexto pandêmico / Ronaldo Bispo dos Santos;Orientadora: Profª. Dra. Silvia Maria dos Santos Stering – Várzea Grande – FACC-MT, 2021.

53f.

Monografia apresentada ao curso de Filosofia da Faculdade Católica de Mato Grosso, como requisito parcial para obtenção do certificado de conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia.

1. Trabalho de Conclusão de Curso. 2. Filosofia. 3. Mito da caverna. 4. Educação. 5. Conhecimento. 6. Mundo. 7. Sombras. 8. COVID-19. 9. Pandemia. I. Faculdade Católica de Mato Grosso - FACC-MT. II. Título.

CDU: M 1(079.1)”2021”

RONALDO BISPO DOS SANTOS

A ALEGORIA DO MITO DA CAVERNA RELACIONADO COM A ATUAL EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora do Curso de Filosofia da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) SEDAC, como exigência parcial para obtenção do título de Licenciado em Filosofia.

Aprovado em: 17/02/2022.

BANCA EXAMINADORA

Profª. Drª. Silvia Maria dos Santos Stering

União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT - SEDAC)

Profª. Msª. Marlene Alves dos Santos

União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT - SEDAC)

Profª. Msª. Ilza de Andrade Carvalho

União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT - SEDAC)

DEDICATÓRIA

Dedicado aos benévolos leitores; à minha orientadora: Profª. Drª. Silvia Maria dos Santos Stering, pela dedicação e soluções diante das adversidades apresentadas pelo tema, mostrando-me como já dizia Aristóteles que “a dúvida é o princípio da sabedoria”; aos familiares pelo incentivo e carinho dispensados.

AGRADECIMENTOS

A Virgem Maria, que deu ao filho do Deus Vivo um corpo com o qual Ele tomou a culpa humana e retribuiu a morte com a vida.

Ao seminário São João Maria Vianney, na pessoa do Pe. João Schneider, reitor do mesmo, que me ajuda na formação cristã e intelectual.

Ao meu irmão Roberto Carlos e Pe. Michael pela contribuição nesta pesquisa.

Aos meus amigos Walin José, Eduardo Medeiros, Rudinei da Silva e João Victor.

A minha orientadora e professores, pelas correções e ensinamentos que permitiram-me apresentar um melhor desempenho em meu processo de formação.


O que chamamos de aprendizado é só um processo de reminiscência.

(Platão)


RESUMO

Destaca-se a metáfora do Mito da Caverna, encontrada no livro “A República” (2010) de Platão, da qual, utiliza a teoria para demonstrar “que tudo que nossos sentidos apreendem no mundo material não passa de imagens na parede da caverna, ou seja, são simples sombras da realidade” (BUCKINGHAM et al., 2011, p. 54).  Diante disso, a pesquisa correspondente visa apresentar os reflexos, tanto do “Mito da Caverna”, quanto da educação, apresentando as mudanças ocorridas no período da covid-19, que levou os alunos, assim como os professores não habituados à tecnologia, a uma nova modalidade de educar e aprender. Os meios de informação anunciavam, “fiquem em casa”, o fechamento e a paralisação do comércio e das escolas se deu logo em seguida, de fato todos agora estavam em casa. Dados alarmantes de infectados e mortos chegavam a todo instante, o medo e a ansiedade eram visíveis em todos, se a humanidade estava livre, agora encontrava-se aprisionados em uma caverna. Visto que o mito será relacionado com a educação neste contexto pandêmico, o presente estudo é destinado a todos os leitores de filosofia, de modo particular, como também aos de pedagogia, isto é, aos professores e alunos, contribuindo como um meio de pesquisa para um estudo mais aprofundado acerca do assunto, em um futuro em que os resultados e consequências causada pela COVID-19, estará mais acessíveis. O mesmo utiliza o método qualitativo, tendo como foco a abordagem em entender os comportamentos e os motivos dos fenômenos, e a pesquisa bibliográfica, acerca da educação e da alegoria do mito da caverna. Tem como problemática: a educação de modalidade síncrona durante o período pandêmico, como base na Caverna de Platão é real ou sombras da realidade?, deste modo, o objetivo geral consiste em compreender diante da metáfora do Mito da Caverna a educação em tempos de pandemia. Este trabalho de conclusão de curso, perpassa pela bibliografia de Platão, sendo ele o principal autor, trazendo alguns conceitos que serão desenvolvidos ao longo do estudo. Adentrando na educação brasileira, apresenta um contexto histórico e atual da educação no país, encontrando aqui relatos do período pandêmico. Por fim, o estudo chega ao seu cume, isto é, a relação da educação com a alegoria do Mito da Caverna, da qual o conhecimento na terra são sombras e para obter um verdadeiro conhecimento é preciso antes de tudo ser livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.8 Kb)   pdf (375 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com