TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Por:   •  27/9/2015  •  Bibliografia  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Estefani Paola Draeger[1]

Fabiana Andreia Schlindwein

Josselene Maria Kramer

Solange Gama

Suelen Cristina Volmann

Paula karina Bock Nicaretta

RESUMO

Nas décadas de 40 a 70, o processo de avaliação era usado apenas para medir o nível de conhecimento do aluno, o que ele aprendeu e quais suas limitações. Ao passar dos anos percebeu-se que nem tudo pode ser medido o que tornou a avaliação em algo muito mais complexo e precioso, sendo assim tratando-a com mais seriedade. Ao fazer uma avaliação, nos dias atuais o objetivo é interrogar a relação de ensino e aprendizagem, antes mesmo de priorizar os resultados.  É com ela que o educador, percebe se o seu plano de ensino está atendendo as expectativas de seus educandos, ou se deverá reformular, para suprir as dúvidas. O educando gosta de sentir-se estimulado, junto com o professor, demonstrando produtividade dos métodos avaliativos desempenhados, promover a avaliação é de extrema responsabilidade e de toda a comunidade escolar. Onde os pais estimulem os educandos e a administração desenvolva projetos de maior eficiência com os educadores.

Palavras chaves: Avaliação. Professor.  Aluno.

INTRODUÇÃO

A importância dos métodos de avaliação de cada professor, condiz com a aprendizagem do aluno de forma significativa e clara, saber como cada método foi empregado em nossa cultura e em que contexto histórico está inserido é de suma importância.

        As novas formas de aprender pelo educando e as mudanças no professor afetam notoriamente sua forma de avaliação, todo profissional da educação está inserido em uma comunidade que sofre mudanças, o trabalho também sofrerá modificações. Portanto, o processo de avaliação do educador, atende as expectativas esperadas?

        O objetivo do presente artigo é verificar se o processo de avaliação do educador e educando, atende as expectativas esperadas, analisando as épocas distintas e suas formas de avaliação, compreendendo os métodos utilizados pelos educadores, buscando entender a importância do processo de avaliação no desenvolvimento da criança.

Os métodos avaliativos de um professor são importantes, porém perceber quais métodos são utilizados e como eles são julgados tem também grande relevância. Precisa-se saber quais métodos são fundamentais no processo educativo tanto para o educando, quanto para o educador.

.

2.METODOLOGIA

O presente artigo realizou como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Segundo Prodanov (2013 p.54) “Na pesquisa bibliográfica, é importante que o pesquisador verifique a veracidade dos dados obtidos, observando as possíveis incoerências ou contradições que as obras possam apresentar: ”

Com relação ao método de pesquisa identificou-se pela utilização do método hipotético dedutivo que segundo Prodanov (2013 p.32):

O método hipotético-dedutivo inicia-se com um problema ou uma lacuna no conhecimento científico, passando pela formulação de hipóteses e por um processo de inferência dedutiva, o qual testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela referida hipótese.

        Quanto ao modelo de investigação cientifica caracterizou-se na pesquisa do tipo exploratória que nas palavras de Prodanov (2013 p.52)

Quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

        Diante da abordagem caracterizou-se uma pesquisa qualitativa. De acordo com Prodanov (2013 pg. 70).

Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Esta não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. Tal pesquisa é descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

        Quanto a natureza consistiu em uma pesquisa aplicada, pois nas palavras de Prodanov (2013 p.51) “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.”

3. REVISÃO E DISCUSSÃO DA LITERATURA

3.1 A Importância da Avaliação no Processo de Aprendizagem

Durante a década de 40 o processo de avaliar era usado como sinônimo de medir o conhecimento, mas essa abordagem logo deixou transparecer sua limitação, porém nem todos os aspectos da educação poderiam ser medidos.

De 1960 a 1970 a avaliação não era vista como um ponto forte para o ensino e aprendizagem, e sim como um processo de verificação do esforço de cada aluno. Muitos utilizavam o método o A, B, C, D, E outros ótimo, muito bom, bom, regular, insatisfatório, eles tinham a ideia de avaliação como medição de julgamento da responsabilidade e esforço do aluno em guardar os assuntos trabalhados em sala, nesta época o termo então avaliação tornou-se destaque na literatura especializada, e assumiu novas dimensões.

 Segundo HAYDT (p.13, 2008)

Avaliar é julgar ou fazer a apreciação de alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores. Assim sendo, a avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos e na interpretação desses resultados com base em critérios previamente definidos.

No âmbito escolar a avaliação é um momento privilegiado no ato de ensinar, pelo docente faz parte do processo de ensinamento para a transmissão de conhecimento exercício mental que permite verificar, o conhecimento, diagnosticar, a medida ou julgamento da aprendizagem. Avaliar seria um processo de autoconhecimento e, também, o conhecimento da realidade e da relação dos sujeitos com essa realidade, ou seja, avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como pratica de investigação, interrogar a relação ensino e aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Portanto assume dimensões muito amplas e tem como finalidade verificar se o objetivo esta sendo alcançado para que assim possa contribuir ainda mais com os alunos em sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com