TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PLANOS DE AULAS - ESTAGIO

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

1.Dados de identificação 

Escola: CENTRO EDUCACIONAL MUNDO INFANTIL

Acadêmica(a): ELOAR DANIELI DE SOUZA 

Curso: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Série         PRÉ I 01

Turma X

Período:        MATUTINO

Número de alunos: 13 ALUNOS.

Professor(a) Supervisor(a) de Campo: MARLI JUDITE BALESTRERI

Professor(o) Orientador(a): ANDRESSA BARBOSA

Coordenadora Pedagógica da Unopar: Márcia Couto

  1. Análise do Processo de Implementação da BNCC na Escola

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA

Cada vez mais temos percebido a necessidade do estudo mais aprofundado daquilo que consideramos ser o documento norteador da prática pedagógica dos professores: Projeto Político-Pedagógico (PPP). A elaboração do Projeto Político–Pedagógico da escola é o principal ponto de referência para a construção da identidade escolar e dos profissionais que nela atuam, assim como é a base para a formação de futuros cidadãos críticos, profissionais éticos e qualificados.

A Equipe gestora para melhor conhecer a BNCC, bem como o corpo docente participou e participa de formações continuadas desde o ano de 2019, com o objetivo de receber orientações práticas, teóricas para implementação, estruturação e aplicação da BNCC, com atenção a realidade de cada escola.

A Rede Municipal de Ensino adotou em 2021, o material (apostilamento) do Sistema Positivo de Ensino, Aprende Brasil, o qual todos os Professores do Ensino Fundamental vinculam o seu planejamento a este material que é todo atualizado dentro dos parâmetros da BNCC.

O documento tem sido discutido entre os professores através de formações e paradas pedagógicas, onde o tema é amplamente abordado e discutido. Esse processo acontece com abordagens teóricas, práticas, oficinas entre outros. As formações geralmente acontecem bimestralmente.

 Encontros presenciais para estudo e formação dos profissionais para desenvolver um bom trabalho. Oficinas, cursos e encontros para a preparação desses professores é fundamental para esse preparo.

  Na escola, a equipe gestora trabalha com os professores para transformar o conteúdo da Base e as propostas que vierem das redes em uma versão própria, sempre de acordo com sua realidade. A parceria vale também para rever o PPP. A BNCC traz os conhecimentos que se quer alcançar, mas é o currículo que determina como isso será feito.

Por isso mesmo, a BNCC é fundamental para promover a igualdade no sistema de ensino, uma vez que as diretrizes colaboram para a formação integral dos indivíduos e, também, para a construção de uma sociedade cada vez mais democrática, justa e inclusiva.

Durante as Paradas Pedagógicas, são realizadas estudos, leitura, discussão e atualização do PPP, alinhados as diretrizes da BNCC. A construção de um Projeto Político Pedagógico requer continuidade, reestruturação, participação e democratização, partindo da problemática abordada pela comunidade escolar, sendo necessário primeiramente delinear os princípios norteadores em termos de ação, definindo o rumo e as concepções sobre a prática pedagógica.

O material didático adotado pela escola está sempre atualizado para atender às diretrizes da BNCC, e os professores recebem formação continuamente e também como implementá-lo. O processo de atualização do PPP da Escola está sendo durante as paradas pedagógicas.

A avaliação escolar conforme a BNCC tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. Neste ponto, portanto, orienta-se o professor a utilizar a avaliação formativa, considerando os contextos e as condições de aprendizagem dos alunos. Uma das maiores mudanças do documento é que o estudante passa a ser protagonista e não mero telespectador do processo. São peças ativas durante o processo de ensino-aprendizagem.

PLANO DE AULA 1

Conteúdo:

  • Animais.        

 Objetivos geral

  • Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.

 Objetivo especifico

- Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção);

- Amar, respeitar e valorizar o cuidado com os animais.

- Reconhecer e identificar os animais.

           

Metodologia

Plano de Aula 1-  MÚSICA:  Nina Imagina - Bichinhos de estimação

 - Após assistir o vídeo, conversar com a criança sobre o tema da atividade. Pedir para criança fazer um Desenho do seu animal de estimação ou do animal que mais gosta, usando o material de sua escolha. Depois cada um apresenta o seu. (O desenho da criança pequena são geralmente rabiscos (garatujas), mas é importante desenhar livremente).

Recursos         

  • Lápis de cor, giz de cera, folhas de ofício;
  • Vídeos, notebook, retroprojetor.

Avaliação         

Durante todo o projeto os alunos serão avaliados mediante a observação constante do professor. Como instrumento de avaliação podemos observar:

  • Comportamento da criança
  • Hábitos nos trabalhos
  • Relacionamento com colegas e professor
  • Capacidade de cooperação
  • Interesse
  • Atenção
  • Participação
  • Envolvimento nas atividades
  • Atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares
  • Trabalhos produzidos espontaneamente.

Referências

Vídeos de Músicas. Disponível em: youtube.com

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Tdp6dgnYtvY

PLANO DE AULA 2

Conteúdo:

  • Animais

 Objetivos geral

- Oportunizar a participação em atividades que envolvam jogos, músicas e brincadeiras.

 Objetivo especifico

-  Estimular a fantasia, a imaginação e a afetividade;

          - Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (664.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com