TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula estágio supervisionado

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.454 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

PLANO DE AULA I - EDUCAÇÃO INFANTIL

DATA DE APLICAÇÃO: 05/04/2021 à 16/04/2021

ESCOLA: MICRO-VÍDEO

INTEGRANTES DA EQUIPE: LILIAN TOSTA DE LIMA

Componente Curricular/ Disciplina: CIÊNCIAS DA NATUREZA

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO:  PRÉ II

DURAÇÃO:  1 hora por dia de aula

 CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO

ÁGUA

 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

EI03ET01 – Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

EI03ET02 – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

EI03ET03 – Identificar e selecionar fontes de informações para responder as questões sobre a natureza, seus fenômenos sua conservação.

EI03ET04 – Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

METODOLOGIA

Sensibilização: Iremos fazer uma roda de conversa e expor todas as dúvida e curiosidades que abrangem o tema. De onde vem a água? Qual a sua importância? Podemos desperdiça-la? Podemos brincar com a água? Assim, iremos chamar a atenção e atiçar a curiosidade das crianças para o tema.

Desenvolvimento: Iremos abordar vários assuntos relacionados a água, de onde vem a água, sua importância, suas transformações, seus estados físicos, suas misturas, ciclo da água e pôr fim a importância de consumirmos a água de maneira consciente.

Atividade de Fixação:  Iremos utilizar imagens, sons, músicas, cartazes e muitas brincadeira em ambiente interno e externo da nossa escola.

CRONOGRAMA

Sensibilização: 10 min

Desenvolvimento: 30 min

Atividade de Fixação: 20 min

AVALIAÇÃO

Utilizar as fotos e o relato das crianças sobre as misturas e transformações ocorridas nas experiências realizadas em sala de aula para sistematizar um registro sobre a proposta desenvolvida contribuindo para a escrita dos pareceres descritivos das crianças.

 

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS: Música, Impressão de fotos, tinta azul, cartolinas brancas, papéis coloridos, sombrinha, bacia, baldes, bexigas coloridas, copos descartáveis, sucos em pó de vários sabores.

RECURSOS DIGITAIS: Celular, Câmera, Micro Vídeo, Rádio.

REFERÊNCIAS

Base Nacional Comum Curricular. Etapa da educação Infantil. Disponível em:< Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br)

PALAVRA CANTADA OFICIAL. Música de Gotinha em Gotinha. 2013. 1 vídeo(2 min 19 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bkr1wS8D-6A .Acesso em: 24 abril.2021

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: É o momento de aprendermos a importância da água em nossas vidas. Vamos fazer uma roda de conversa, onde colocaremos, as percepções e curiosidades das crianças referente ao tema da aula. De onde vem á água? Qual sua importância em nossas vidas? Porque devemos economizar água? Na roda de conversa irei utilizar como disparador do tema imagens impressas de água como: cachoeira, mares, lagos, água saindo da torneira, da mangueira, do chuveiro, chuva. Assim daremos início a nossa aula.

Desenvolvimento:

Após nossa roda de conversa. Apresentar as crianças outros recipientes de tamanhos e formas variadas para que a água possa ser transportada nas brincadeiras comparando a quantidade de água, após realizar o registro das atividades. Reaproveitar posteriormente a água para molhar as plantas e a horta da escola.

Iremos realizar muitas rodas de conversas, atividades, músicas, brincadeiras na parte interna e externa da nossa sala de aula, e por fim cartazes.

Atividade de Fixação:

  • Utilizar imagens de fotos de água (Praias, chuveiro, rios, cachoeiras, lagos)
  • Organizar um painel sobre o tema usando tinta azul com a impressão das mãos e colar peixinhos para representar o mar e no centro do painel colocaremos a seguinte frase “A ÁGUA É O VEÍCULO DA NATUREZA” (Leonardo da Vinci)
  • Construir uma sombrinha com gotinhas em cor azul para representar a chuva.
  • Registro da água da chuva, do barulhinho gostoso da chuva.
  • 22 de março dia Mundial da ÁGUA. Água é vida! Para comemorarmos esse dia organizaremos máscaras de uma gotinha de água e trabalharemos na prática com a água, usaremos uma bacia com água e bexigas coloridas, construindo hipóteses do que bóia ou afunda, e ainda trabalharemos a quantidade da água.
  • Com copinhos e sucos de pozinho de vários sabores, iremos observar as misturas do pozinho na água e suas cores.
  • Brincaremos de “secar o gelo” e como isso iremos abordar de forma prática os estados físicos da água.
  • Trabalharemos o ciclo da água, organizaremos um cartaz para a sala de aula “De onde vem a chuva?”
  • Ensinar a música gotinha em gotinha da Palavra Cantada, com o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Esk2nYeg0dc
  • E por fim, falar sobre o desperdício da água e o problema que isso acarretará em nosso planeta se não agirmos de maneira consciente, e toda a água que utilizamos para nossas brincadeiras, iremos reutilizar nas plantas e horta de nossa escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com