TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – PPS

DOSSIÊ FORMA C

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.  

  1. O conceito de supervisão escolar sofreu algumas alterações ao longo do tempo, passando por três fases: fiscalizadora, construtiva e criativa. Explique cada uma delas.
  1. Faça o resumo indicando a importância da Legislação que regulamenta a profissão do supervisor educacional, da Câmara Dos Deputados Projeto de Lei n.º 4.106, DE 2012 (Do Sr. Ademir Camilo), expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
  1. Escolha três dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um na busca de soluções.
  1. No texto “A identidade e atuação do pedagogo no contexto escolar no estado do Paraná” Freitas explicita como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná. Faça uma síntese do texto (mínimo 10 linhas), apresentando os pontos principais.
  1. Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2003), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

  1. Faça uma síntese do texto “Um pouco de história”. (Mínimo de 10 linhas)

  1. Qual o campo de atuação da supervisão escolar?

3. Pesquise em jornais, livros, revistas e internet textos relacionados com essa unidade. Em seguida, faça uma análise crítica.

4. A partir da leitura da unidade, elabore um texto argumentativo, discorrendo sobre os pontos principais.

5. Quais são os tipos de supervisão?

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Relacione cinco características que um supervisor precisa desenvolver para dar conta dos desafios atuais e explique-as.

  1.  Qual a diferença entre a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.
  1. Muitas são as ações do supervisor. Escolha três ações que você considera principais e explique-as.
  1. Qual o perfil necessário para o supervisor no mundo de hoje?
  1. Faça uma síntese, relatando as principais ideias do texto “O Papel do Supervisor Frente às Novas Tecnologias” e aponte a importância desta ferramenta no contexto escolar. (Mínimo de 15 linhas).
  1. Sabemos que o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o regimento escolar são indispensáveis ao bom funcionamento da escola e que cada instituição é responsável pela construção coletiva de ambos. Cite algumas possíveis contribuições do Supervisor escolar neste processo de construção.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?

2. Qual a importância da tecnologia no trabalho de supervisão?

3.De acordo com seu contexto escolar, ou baseado em sua experiência, argumente sobre uma das funções do supervisor, fazendo uma análise crítica.

4.O supervisor se depara com diversos tipos de conflitos dentro da escola. Neste sentido, o que significa ser um mediador do ensino-aprendizagem?

UNIDADE 3

FUNÇÕES E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique as funções técnicas, administrativas e sociais da supervisão escolar, destacando a importância de cada uma.
  1. O supervisor dentro da sua função, deve fazer o diagnóstico das necessidades educacionais, oferecer sugestões e auxiliar o professor na resolução de problemas. Com base no texto “Funções da supervisão”, escolha quatro funções da supervisão e descreva de que forma você desenvolveria cada uma das funções escolhidas.
  1. Faça uma análise crítica, relacionando o texto “A prática da supervisão” à realidade das escolas nos dias de hoje.
  1. Faça uma pesquisa na internet sobre a definição de currículo escolar e relate como o currículo está relacionado ao trabalho do Supervisor.
  1. Faça uma análise relatando cinco desafios encontrados pelo supervisor, na atualidade? É possível que ele cumpra sua função diante de tais desafios? Justifique sua resposta.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (281.4 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com