TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.584 Palavras (15 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – PPS

DOSSIÊ FORMA C

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.  

Supervisão e o ato de vigiar certas atividades de modo a que estas sejam realizadas de forma satisfatória. Supervisão educacional significa visão sobre todo processo educativo, para que a escola posso alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola, tendo como objetivo maior a atuação dos professores na melhoria da qualidade da educação.

O supervisor tem a tarefa de coordenar, acompanhar e orientar o ensino-aprendizagem ele o agente do relacionamento professor-aluno, na formação de valores éticos, em outros tempos a função do supervisor era completamente técnico e burocrático.

  1. O conceito de supervisão escolar sofreu algumas alterações ao longo do tempo, passando por três fases: fiscalizadora, construtiva e criativa. Explique cada uma delas.

Fase Fiscalizadora:  confunde-se com inspeção escolar, ou seja, tinha como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.

Fase Construtiva: supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores, o objetivo maior e examinar as falhas na atuação dos professores.

Fase Criativa: e a fase atual, na qual podemos perceber uma mudança de postura do profissional supervisor que passa de inspetor a colaborador e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho coletivo visando a interação de todas as pessoas envolvidas no sistema educacional. A supervisão criativa estimula e orienta, de maneira democrática e cientifica os mestres, a fim de que se desenvolvam profissionalmente e sejam capazes de melhorar o ensino-aprendizagem

  1. Faça o resumo indicando a importância da Legislação que regulamenta a profissão do supervisor educacional, da Câmara Dos Deputados Projeto de Lei n.º 4.106, DE 2012 (Do Sr. Ademir Camilo), expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O supervisor educacional coordenará e irá contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Político Pedagógico, juntamente com os demais especialistas, direção e professores da instituição. O supervisor escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papeis se propõem a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade.na qual se insere.

  1. Escolha três dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um na busca de soluções.

Dificuldade de aliar a teoria a pratica:  muitas vezes o profissional tem a vontade de fazer algo diferente de inovar, tem as ideias, porém, falta os recursos necessários para que isso acontece, faltam os matérias, faltam transporte, e isso acaba dificultando, com isso o profissional acaba desanimando e começa a trabalhar na mesmice de sempre. E necessário mais recursos nas nossas escolas, para que assim podemos ter uma melhor educação e não ficarmos sempre na mesmice.

Resistencia a mudança: temos muitos professores nas escolas que são dos tempos antigos, que ainda lutam e não querem aprender a usar as novas tecnologias, muitas vezes por medo do novo, outros insistem em usar as formas antigas de ensino, as antigas cartilhas, pois dizem que eram as melhores. Esses profissionais devem se abrir para o nov, para isso e necessário uma melhor capacitação para que eles percebam que ao mudar irão melhor a forma que ensinam e os alunos terão assim mais interesse em aprender.

Professores sem linha de trabalho determinada: tem alguns professores que por falta de tempo ou mesmo por cansaço não conseguem preparam suas aulas, não determinam como vão atuar em sala, não conseguem seguir o PPP da escola para alcançar os objetivos necessários, pode também ser falta de motivação por parte da escola ou mesmo carência de capacitação. E necessário ver aonde está o erro para assim poder ajudar a esse profissional a melhorar

  1. No texto “A identidade e atuação do pedagogo no contexto escolar no estado do Paraná” Freitas explicita como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná. Faça uma síntese do texto (mínimo 10 linhas), apresentando os pontos principais.

Com o decorrer do tempo tivemos uma extinção dos profissionais da educação no quesito Orientador Educacional e Supervisor Escolar no seu lugar passa a trabalhar o Professor Pedagogo.

Esses dois profissionais marcavam presença nas escolas, um trabalhava cuidando da parte que dizia respeito aos educandos e o outro ficava mais em cima dos professore.

O orientador passa a cuidar não apenas dos alunos problemas, mas também com todos os alunos, professores, família, escola e sociedade.

O supervisor fica mais com a parte do Projeto Político Pedagógico da escola, ele verifica se o projeto está sendo aplicado como deveria ser, quando necessário discute os problemas junto aos professores para buscar em conjunto uma solução.

Por um período a trajetória do pedagogo ficou esquecida no Paraná, e importante repensar, pois precisamos de profissionais capacitados de acordo com o seu cargo e não apenas uma pessoa para ocupar um cargo sem saber o porquê de estar ali.

A partir de 2003 os formados em pedagogia passam a assumir salas de aula, o cargo de pedagogo passa a ser referente a professor, ou seja, professor pedagogo.

As tarefas que antes eram feitas pelo Orientador e Supervisor passam a ser feitas pelo Pedagogo.

  1. Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2003), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.

Não é fiscal de professor, não é coringa, tarefeiro, quebra galho, tapa buracos, não é generalista, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (331.7 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com