TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS ESPECIAIS DE EDUCAÇÃO NA CONTEPORANEIDADE

Por:   •  18/11/2018  •  Seminário  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- CAMPUS XIII

PEDAGOGIA 3º SEMESTRE

DOCENTE: VIRGINIA MOTA LAGES GOMES

TEC: TÓPICOS ESPECIAIS DE EDUCAÇÃO NA CONTEPORANEIDADE

DISCENTE: JAMILE SILVA RODRIGUES

Análise do filme Sociedade dos Poetas mortos

SOCIEDADE dos Poetas mortos. Direção: Peter Weir, Produção: Paul Junger Witt e Tony Thomas. Estados Unidos: DISNEY/BUENA VISTA, 28 de fevereiro de 1990 (Brasil).

O filme Sociedade dos Poetas mortos é um drama que conta a história de um grupo de adolescentes em 1959, matriculados pelos pais em uma escola que segue padrões militares, uma escola que tem como fundamento 4 pilares: Honra, Tradição, Excelência e Disciplina.

Um grupo de adolescentes com sonhos diversos são obrigados a estudarem em uma escola de padrões tradicionais, na qual os adolescentes deveriam seguir carreira de doutores obedecendo à vontade de seus pais, mas a chegada de um professor, Keating, vivido por Robin Williams, transforma a vida daqueles garotos, trazendo renovação aos sonhos que já estavam mortos, esse professor em suas aulas aponta novos horizontes a seus alunos, e ensina pra eles a necessidade de viver cada dia como se fosse o último, com o lema: Carpe Diem “Aproveite o dia”. Os dias vividos naquela escola com o novo professor fez o sonhos já mortos daqueles rapazes renascer.

A vida na escola era difícil, eles eram obrigados a se privarem da vida com o mundo externo, dedicando-se somente a seus estudos, lembrando que era uma escola apenas de meninos, onde o ingresso de meninas era proibido. O filme tem um cenário pesado e triste, exceto nas aulas do professor Keating, que apresentou a eles o grupo “sociedades dos poetas mortos”, um grupo de ex-alunos que se reuniam todas as noites para lerem poesias e serem eles mesmos, grupo qual foi ressuscitado pelos novos alunos, que sonhavam em uma vida além da qual eles viviam no momento.

Foram dias de aprendizados maravilhosos vividos pelos rapazes nas aulas do novo professor, onde eles viviam a liberdade que não era nada presente na escola, foi então criado um laço de amizade e cumplicidade entre professor e alunos. Um jovem do grupo chamado Neil Perry, vivido por Robert Sean, tinha o sonho de ser ator de teatro, sonho que foi encorajado pelo novo professor, mas os pais daqueles garotos não entendiam o que era sonhos, e em uma decisão muito difícil Neil resolve desobedecer a seu pai e ir se apresentar na peça a qual ele tinha sido selecionado como ator principal.

O desenrolar da história é cheia de emoções, incentivos, dificuldades, mas como aqueles adolescentes deveriam seguir as leis rigorosas da escola, o final retratou o drama vivido por aqueles rapazes. Decidido a se apresentar na peça de teatro Neil é surpreendido pelo pai e é retirado da escola deixando seus amigos e as aulas libertadoras do professor Keating, sem o direito de se expressar, a forma de vida em que os pais submetiam seus filhos era assustadora e triste, Neil desistindo de sua vida se suicida e o cenário do filme que antes era triste agora se envolve com o drama da morte de um jovem tão querido, a noticia, é dada aos amigos de forma desesperadora. Ser tirado de uma realização foi motivo suficiente para Neil tirar sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com