TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina de Didática

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto para a realização de oficina de Didática :

1.TEMA: ECOLOGIA

A OFICINA DE ECOLOGIA apresentada busca converter-se em uma experiência aberta e participativa que tem como base, a transformação, evolução e melhoria do ambiente, através da construção de um espaço aos adolescentes, que proporcione a percepção e compreensão das situações e problemas da realidade social e da dimensão das causas e conseqüências dos fatos. É uma metodologia participativa, que visa tornar o cidadão “conhecedor” da realidade em que vive, motivando-o a aplicar este conhecimento à mesma, enfrentando-a de forma consciente e responsável.

As atividades estão embasadas de acordo com a abordagem construtivista-interacionista; faremos do Parque de Pituaçu um espaço dedicado a ludicidade para as nossas atividades, para autonomia, e trocas entre sujeitos, na construção de conhecimentos ambientais.

A Oficina será oferecida à pré-adolescentes de 10 à 15 anos no período de 3 horas, no Parque de Pituaçu.

Quem elaborará e aplicará estas atividades, serão os integrantes da disciplina de Didática, da Universidade Federal da Bahia.

2. JUSTIFICATIVA:

Percebendo o processo acelerado de degradação do meio ambiente, sentimos a necessidade de abordar junto à juventude, os diversos sub-temas da Ecologia. A proposta é trabalhar temas ambientais diversos com vistas a inclusão de valores significativos, tendo em vista que a Educação Ambiental tem por meta principal promover uma mudança interna de valores e atitudes no ser humano, para que o mesmo possa se perceber como parte integrante de um complexo e delicado sistema – o Universo – e que suas ações têm efeitos locais e globais, sem tempo determinado para começar ou parar.

As campanhas educativas que tratam da preservação do ambiente e da saúde, no que se refere ao lixo produzido pela comunidade e a adoção de novos hábitos, serão um dos temas presentes na oficina. É fundamental que o grupo sempre discuta suas idéias e propostas, bem como seu modo de interagir com o meio.

3. OBJETIVOS:

• Estimular uma conscientização e/ou um despertar do senso crítico para as questões ambientais.

• Provocar no grupo de escoteiros uma postura atitudinal reflexiva e prudente na preservação do espaço e conseqüentemente dos Recursos Naturais.

• Favorecer a participação de todos nas decisões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural.

• Planejamento de campanhas de sensibilização e conscientização

dentro da Educação Ambiental

4. ATIVIDADES E METODOLOGIA:

• Dinâmicas de grupo

• Trabalhos de conscientização, informando sobre a necessidade da preservação do meio ambiente

• Caminhada ecológica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com