TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é ideologia

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ideologia?

1-INTRODUÇÃO

Ideologia é um conjunto de ideias que servem para justificar e explicar a ordem social, as condições de vida do homem e as relações que ele mantém com os outros homens. Ela existe independente da consciência dos agentes. É uma forma da realidade, que oculta as relações mais profundas e expressa de modos invertidos.

A inversão da realidade é ideologia. Todo conhecimento está comprometido com os interesses sociais, dando uma dimensão mais ampla, ao conceito ideologia; ela é uma visão de mundo, ou seja, o ponto de vista de uma classe social a respeito da realidade como ela ordena, justifica e explica a ordem social.

Tanto ela pode ser consciência invertida da realidade e aquelas que não são de acordo com a perspectiva histórica. A ideologia e a ciência caminham juntas, porém, muitos autores  querem separa-las, vemos que não a como há como, pois a ideologia mesmo sendo tomada, no sentido da falsa consciência, é construída a partir da realidade, sendo que cada uma das visões de mundo apresentam num discurso próprio. A ideologia é constituída e constituinte da realidade. Não devemos esquecer que embora haja tantas visões de mundo quantas forem as classes sociais a ideologia dominante é a ideologia da classe dominante, ou seja, a ideologia burguesa

O livro de José Luiz Fiorin, linguagem e ideologia nós fala como a linguagem está veiculada a ideologia e para ele é um conjunto de ideias que retrata e explica a sociedade, as condições de vida, e o relacionamento que o homem possui com o próximo, e com a sociedade. Para ele a ideologia é uma visão do mundo e está sempre vinculado a linguagem. As formações ideológicas estão relacionadas as classes sociais impondo ao indivíduo o que ele deve ou não falar.

Conclusão

José Luiz Fiorin apresentou várias teorias que juntas se torna única, seu livro nos oferece entendimento e melhor utilização do discurso e de suas formas discursivas, indicando caminhos que pode aliar o prazer da descoberta com rigor cientifico necessário a análise.

Autor: José Luiz Fiorin

Dr. em Letras

Prof. do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação

Unesp/Araraquara

Editora/Serie Princípios

Pag:27/28/29/30/31

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com