TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizando o Trabalho Pedagógico Juntamente com o Lúdico

Por:   •  26/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

     Organizando o trabalho pedagógico juntamente com o lúdico

No período da educação infantil, é extremamente necessário que o professor trabalhe essa junção, da organização pedagógica relacionando o lúdico dentro dos princípios significativos do trabalho pedagógico na educação infantil que é o cuidar, o educar e o brincar.

Sendo a educação infantil a primeira etapa da educação básica, onde a criança passa de infantil para um modo de ensino menos lúdico, deve-se preparar a criança nessa fase conduzindo-a de forma agradável, envolvendo o aprendizado a partir dos conhecimentos e cotidiano da criança, fazendo com que ela se sinta livre para escolhas futuras e encaminhando cada um com uma visão muito além, abrangendo um futuro melhor.

A criança deve ser trabalhada em todos as funções cognitivas, sendo estimulada todo o seu autoconhecimento, desde o berçário na hora da troca de frauda, no banho (se necessário), na hora do soninho e principalmente na hora de brincar, sendo o professor o mediador da interação da criança com as atividades e com os colegas.

Com as diferentes formas de incentivar a crianças sendo na linguagem na expressão e com as brincadeiras, é possível garantir um grande avanço  

Sabemos que, a educação infantil teve uma grande evolução no decorrer dos anos. Vemos no vídeo descrito nas orientações para realização e avaliação da atividade, que a maior preocupação dos professores e até mesmo dos pais, era a escolarização, o aprender a ler e escrever, sem nenhuma brecha para brincadeiras, diversões ou algum outo desvio de conteúdo. A maior preocupação era com a alfabetização da criança, como diz o vídeo “eram como uns robozinhos” tudo programado

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil Art. 8º diz que:

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como
objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de
conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à
saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à
interação com outras crianças

  Sendo assim, o professor deve ter uma boa preparação para colocar em prática, todo esse processo, dentro de uma proposta pedagógica infalível, para se obter o objetivo almejado por ele, e pela sociedade que o rodeia.

Referencias: https://escolaeducacao.com.br/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-infantil/

https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com