TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  1.826 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE (PORTFÓLIO)

DISCIPLINA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSOR: ALEXANDRE JOSÉ CRUZ

Rio de Janeiro

2017

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Disciplina: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica

         

A qualidade social do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental:

Da gestão à sala de aula.

  1. O que é possível afirmar sobre a qualidade do ensino das escolas públicas da educação básica estudadas pelo autor Vitor Henrique Paro?

Referindo-se ao primeiro ponto como função da educação escolar assumida no projeto de pesquisa e refletida no contexto dessa investigação, podemos apontar uma concepção educativa da instituição escolar que não se limita ao provimento de informações a seus alunos, a fim de prepará-los para um próximo nível escolar, ou tão somente ao mercado de trabalho, mas também a uma educação estendida como

o conjunto de conhecimentos que envolvam valores, crenças, artes, filosofia e ciência, como base na formação integral do cidadão em sua dimensão individual e social. Essa formação deve ser baseada de forma democrática de ensinar, promovendo um notável potencial formador de personalidades democráticas, na descoberta da importância da consciência de seus direitos, reconhecidos no ensinamento escolar, através do qual formam-se conceitos, habilidades e conhecimentos de como se relacionar com o mundo em todas as circunstâncias.

        Visando  uma melhor qualidade de ensino, os professores vem buscando utilizar o melhor do dia-a-dia, procurando desenvolver concepções que contribuam  para solução de problemas, a medida que esses, vão aparecendo.

        Podemos afirmar que não há uma concepção emancipadora, a educação é a apropriação da cultura, não só de uma das partes.

A escola brasileira continua organizada pedagogicamente para atender os objetivos da aquisição de conhecimentos, num sistema de seriação a disposição de “conteúdos” distribuídos em currículos. Esses currículos deveriam corresponder a realidade do educando e a importância de sua exposição deveria ser exercida colocando-se em prática as atribuições do reconhecimento de sua cidadania, onde se desenvolvam cidadãos conscientes e preparados para uso de seus direitos.

        Uma didática organizada, consequentemente exercerá funções educativas que atenda a necessidade de educar alunos com todas as características pessoais, onde professores bem preparadores e envolvidos com essas complexidades de situações na aprendizagem, sintam-se aptos a orientar e exercer com exatidão sua função. Formalmente explanando, poderemos estar diante do aperfeiçoamento do educador no quadro institucional de seu trabalho.

        A estrutura dessa didática vem trazer uma motivação intrínseca do aprender, formando cidadãos críticos, com ampla perspectiva que contemple com a formação íntegra do cidadão.

        Novos métodos de ensino podem transformar a maneira tradicional onde a forma educativa propicie condições ao educando, em que ele queira aprender, fazendo-se sujeito de suas ações, sendo essa, uma condição necessária para a realização da aprendizagem.

        A pesquisa e investigação vem notoriamente demonstrar que a qualidade relacionada as expectativas  dos alunos os levam a ter uma visão do futuro, o que não é propício a um outro grupo, devido a essas perspectivas serem nulas, devido a sociedade que esse está inserida, ao relacionamento pais, filhos e família, a exclusão de apoio familiar e estrutura precária oferecida pelas instituições governamentais de apoio a criança e adolescente.

        Tendo em vista esse fator, cabe ressaltar também sobre a forma respeitosa entre professor e aluno .Esse relacionamento é muito importante, pois colabora com o  compromisso educador/educando, facilitando o conceito de afeto entre ambos.

        O laço estreito desse relacionamento: pais, família e escola não colabora com o processo ensino-aprendizagem, nem com a motivação e incentivo da permanência do aluno no ambiente escolar.

        Outro aspecto promissor que infelizmente não é positivo quanto seriam as suas finalidades, é o processo: Teoria x Prática, ou seja o discurso comprometido com relações democráticas são restritos quanto a liberdade e suas práticas.

 O que o educador, planeja, se dispõe, e viabiliza nem sempre está sendo colocado em seu alcance, e são tantos os motivos que desencadeiam esses fatores, e os deixa longe da finalidade de seus objetivos, desencadeando muitas frustações e desmotivações.  

Vale ressaltar, a falta de motivação quanto as  faixas salariais, a valorização do profissional, as necessidades do material didático, muitas vezes escassas, dentre outros, os ciclos implantados de forma inadequada, e uma quantidade de alunos em sala de aula que não condiz com o ambiente e suas necessidades.

        A formação do docente e suas necessidades profissionais é uma tarefa educativa que ultrapassa os limites do Ensino-aprendizagem.

        

  1. Quais são os principais desafios apontados pela pesquisadora Vanda Moreira Machado Lima que devem ser superados pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas brasileiras?

Como sujeito histórico, o professor tem a possibilidade de intervir, mediante seu trabalho, na transformação social, visto que sua profissão tem como objetivo a formação de outros seres humanos, uma atividade complexa para a qual se exige uma formação sólida e qualificada, não apenas inicial, mas contínua, que lhe dê condições de enfrentar os inúmeros desafios que o contexto educacional apresenta diariamente nas escolas.

 Compete ao professor dominar o conteúdo, saber ensiná-lo, relacionar o ensino à realidade do aluno e a seu contexto social, desenvolver uma prática de investigação crítica e reflexiva sobre seu próprio trabalho.

Lecionar nos anos iniciais é uma tarefa complexa e desafiante, visto que os

professores precisam  repensar em nossos cursos de Pedagogia. Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental  trabalham com diferentes áreas do conhecimento, seu papel principal  mencionado nos dados empíricos, é a formação integral da criança, com a ênfase para ensinar a ler, a escrever e a contar, que envolve as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com