TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do trabalho pedagógico

Projeto de pesquisa: Organização do trabalho pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

1. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1.2 Didática

Didática é entendida como a ferramenta em que se acontece o processo ensino-aprendizagem, onde o professor consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho, buscando oferecer meios que induzam ao aluno a perceber suas necessidades e criar seus mecanismos, a fim de adquirir novos conhecimentos sem excluir os anteriores. Assim pode-se afirmar que a didática deve ser como uma peça importantíssima na aprendizagem.

A didática se dividem em:

• Didática geral estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. A Didática Geral nos dar uma visão geral da atividade docente.

• Didática especial (metodologias específicas). A Didática Especial analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (francês, inglês, etc.); as didáticas especiais das ciências (Física, Química, etc.).

A didática oferece suporte para a análise da prática docente, compreendendo a realidade para redirecioná‐la,discutindo temáticas que envolvem a relação professor‐aluno, formação de professores, os saberes da docência, o processo de ensino e aprendizagem, em sua abordagem metodológica.

A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-social; a formação técnico-prática visando a preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática as metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.

Consequentemente, o ensino de uma forma ou de outra envolve uma atividade complexa, sendo influenciado por condições internas e externas. Cada situação didática vai apresentar condições diferentes e esse fato é fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta vinculada a determinantes econômico-sociais e socioculturais, afetando assim diretamente a ação didática.

Percebe-se que o processo didático está centralizado na relação entre ensino e aprendizagem, de modo que vai ser fundamental um bom acompanhamento docente nesse meio onde serão determinados elementos construtivos da didática como: conteúdos das disciplinas, ação de ensinar e aprender.

1.3 Tendências Pedagógicas

As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno, pois tais tendências objetivam nortear o trabalho do educador, ajudando-o a responder a questões sobre as quais deve se estruturar todo o processo de ensino, tais como: o que ensinar? Para quem? Como? Para quê? Por quê?

Desse modo, creio que seja essencial que todos os professores tenham um conhecimento mais aprofundado das tendências pedagógicas, pois elas foram concebidas para nortear as práticas pedagógicas. O educador deve conhecê-las, principalmente as mais recentes, ainda que seja para negá-las, mas de forma crítica e consciente, ou, quem sabe, para utilizar os pontos positivos observados em cada uma delas para construir uma base pedagógica própria, mas com coerência e propriedade.

As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem

• Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a idéia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual. No ensino tradicional, o ensino é centralizado no professor e o alunos são receptores.

• Tradicional - Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

• Renovadora Progressiva - Por razões de recomposição da hegemonia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com