TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola italiana ou escola Aziandal

Seminário: Escola italiana ou escola Aziandal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Italiana ou Escola Aziendal.

Para entendermos melhor está escola, precisamos tomar conhecimento dos seguintes termos:

a) Azienda: são as mudanças constantes do patrimônio, sofrida por ações ou de natureza econômica do elemento humano.

b) Aziendalismo, é uma teoria científica italiana que define como objeto de estudo da contabilidade a azienda. No Brasil considera o objeto de estudo da Economia Aziendal.

c) Economia Aziendal, ramo contábil da Economia e que não se desenvolveu.

A escola Aziendal ou escola Italiana, foi iniciada em 1922, sendo utilizada até os dias atuais, iniciou em termos formais por Leonardo Fibonacci que foi o primeiro teórico das partidas dobradas embora outros autores também atribuíram, como Pacioli que ficou responsável pela publicação do primeiro livro das partidas dobradas. A atividade marítimas na idade média especialmente em Veneza e Genova, o progresso teórico continuou e teve seu fim com Gino Zappa, que foi aluno de Besta, adotou inicialmente o positivismo tradicional que dominou as ciências sociais no mundo, durante o século XIX e início do século XX.

Gino Zappa nasceu em Milão em 1879 onde desenvolveu seus estudos fundamentais e seus primeiros estudos técnicos na área Contábil. Passou a freqüentar, de 1903 a 1905, a Escola Superior de Comércio de Veneza, onde em 1905, habilitou-se ao ensinamento da Contabilidade, sendo aprovado nos testes que era necessário para conseguir o diploma para professor de Economia Política, Estatística, Direito, Línguas e Contabilidade. Zappa, Iniciou sua carreira de professor no Instituto Técnico de Rovigo, transferiu-se em seguida para Gênova, para lecionar no Instituto Superior de Economia e Comércio. Em 1921, venceu o concurso para cátedra de Contabilidade do Instituto Superior de Ciência Econômica e Comercial de Veneza, tendo como titular no meio do século o professor Fabio Besta.

Verifica-se que na obra de Zappa,

varias obras de estudos contábeis, mas a grande obra de renovação doutrinária teve inicio nos anos 20, continuou ininterrupta até sua morte. Zappa permaneceu na escola até a idade máxima permitida. Morreu em Veneza, no dia 14 de abril de 1960.

Seu trabalho começou em um momento que a Contabilidade era considerada uma disciplina voltada para o controle econômico tendo como fase sucessiva a revelação contábil como parte de um corpo científico mais amplo, essencialmente no estudo dos fenômenos econômico-administrativos da entidades através de evidenciação. Foi um Périodo marcado pelo princípio do direito de intervenção do Estado e na economia italiana, pois Zappa, viveu um período repleto de acontecimentos político-econômico: a Primeira Guerra Mundial, o período facista italiano e os efeitos da Grande Crise mundial de 1929-1930 e todos os efeitos da Segunda Guerra Mundial, e a reconstrução econômica e social da comunidade italiana.

O trabalho de Zappa foi publicado na obra Tendenze nuove negli studei di ragioneria, em Milão, S.A Istituto editoriale scientifico, 1927, p. 31. Onde Zappa afirmou que a Contabilidade é a única ciência que estuda a condição de existência e a manifestação da vida da azienda. Para ele a Contabilidade deveria corresponder a uma forma de método experimental relacionado com o estudo qualitativo e estático dos mais simples fenômenos da economia aziendal. Zappa considerava que o método das partidas dobradas, era um método contábil por excelência, possuía uma lógica geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com