TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e metodologia da educação brasileira

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a distância

Curso de Pedagogia

4ª serie

Desafio Profissional

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTOLÚDICO

Tutora Presencial: Prof ª Maria de Lourdes Barros Franco

Kelly Liliane G. Oliveira                 RA. 8516875673

Renata Ap.Oliveira                     RA. 8377860063  

Fabiana de França Ferreira        RA 8946193257

Noemia de Oliveira Menezes        RA 8967252122

Fernanda Brito de Barros        RA 8528822152

Sertãozinho – SP

09/2015

INTRODUÇÃO

A brincadeira é para a criança uma oportunidade de aprender a conviver com pessoas diferentes entre si, troca de ideias, regras, objetos e brinquedos, através do brincar, ela é capaz de solucionar os conflitos que surgem, transformando sua realidade naquilo que quer, adquirindo autonomia e o desenvolvimento de valores que orientam as bases para o seu comportamento e a sua personalidade. A brincadeira é uma atividade essencial no seu desenvolvimento, na qual a criança pode expressar suas ideias, sentimentos e conflitos, mostrando como é o seu mundo. Portanto, a necessidade da brincadeira não se restringe ao ambiente familiar ou escolar, mas também no espaço hospitalar, no qual a criança sofre com a doença e com o fato de estar hospitalizada, as atividades na brinquedoteca diminuem a ansiedade, estresse e sua desagradável permanência hospitalar, é um mundo fantasiado que só ela entende.

A prática do pedagogo na brinquedoteca se apresenta através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, para continuação dos estudos no hospital. Essas práticas são as estratégias da pedagogia hospitalar para ajudar na adaptação, motivação e recuperação do paciente, que por outro lado, também estará ocupando o tempo ocioso. O pedagogo hospitalar busca modificar situações e atitudes junto ao enfermo, as quais não podem ser confundidas com o atendimento à sua enfermidade.

Considerando as ideias apresentadas, este trabalho teve como objetivo analisar, através de pesquisa de observação de campo, como ocorrem as atividades de uma brinquedoteca em uma Instituição Hospitalar de ensino em Ribeirão Preto, verificando sua dinâmica de utilização no dia-a-dia.

OBSERVAÇÃO NARRATIVA

Observadores: Kelly, Fernanda, Fabiana, Renata e Noêmia

Nome da criança: Rafaela de Souza Lopes

Idade da criança: 05 Anos e 05 meses                Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Camila Nakamura                        Função: Professora

Nome: Rafaela Nanzer                        Função: Cuidadora

Contexto de observação: brinquedoteca hospitalar

Data da Observação: 15/09/2015

Horário de início: 09:00Horário de término: 11:00

Escolha da criança

Rafaela se encontra hospitalizada a 6 meses sem convívio com o meio social, é uma guerreira que luta contra a leucemia se encontra em estado grave, a alegria dela mesmo diante da doença é o que chama a atenção.

Breve descrição das características marcantes da criança

Uma criança pequena, magra, olhos azuis, delicada, alegre, parece lidar bem com essa situação de vida hospitalar, sente muita falta dos amigos e do irmão mais novo Enzo de 3 anos.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

        As atividades na brinquedoteca ocorrem de terças as sextas feiras em períodos alternados (manhã e tarde). Nas segundas feiras, são realizadas discussões sobre a organização e funcionamento da brinquedoteca, bem como das questões teóricas do projeto e planejamento das atividades e brincadeiras. Também são realizadas reuniões mensais com a equipe de saúde para discussão dos problemas da brinquedoteca e de encaminhamento de soluções para a melhoria do projeto. É preciso considerar também que existe uma preocupação significativa do grupo com a higienização dos brinquedos e lavagem das mãos para que a brinquedoteca seja um espaço prazeroso e saudável e não s torne um local de infecção hospitalar. Os brinquedos são limpos com álcool antes e após as atividades. Os estagiários e professores também têm muito cuidado com a lavagem das mãos, antes e após as atividades e também vestem um jaleco azul com motivos infantis e o logotipo do projeto. É uma maneira de personalizar os integrantes do projeto e também cuidar destas questões da infecção hospitalar

  • Quais são os seus objetivos?

        A utilização do brinquedo para as crianças hospitalizadas como uma forma terapêutica, com a denominação de brinquedo terapêutico, significa uma sessão de preparo da criança para o que lhe irá acontecer (cirurgia, procedimentos técnicos, como punção venosa, curativos, inalação etc.) mediante a utilização de uma brincadeira que imita situações hospitalares. Tendo como objetivo possibilitar melhor comunicação entre os profissionais da equipe de saúde e a criança-família, propiciando àqueles a compreensão das necessidades e sentimentos da criança.

  • Qual a área do desenvolvimento ou do comportamento é o foco da observação?

         Possibilitar promover seu desenvolvimento físico, social, moral e psicológico, auxiliando-a a reconhecer o que lhe ocorre, a liberar seus temores e frustrações, sem raiva e ansiedade e a revelar seus sentimentos e pensamentos, propiciando-lhe diversão e espontaneidade e uma forma de reorganizar sua vida diante da hospitalização como um meio de assimilar novas situações e esclarecer conceitos errôneos.

  • Quanto tempo pretende gastar observando os comportamentos que selecionou?

A observação é feita de 1 a 2 horas dependendo da atividade que é proposta após será feito um relatório de como a criança se comportou já serve para auxilio no tratamento médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com