TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Educacional Palestra - UNIP

Por:   •  12/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra: Orientação Educacional

Cristina Galindo

A palestra “Orientador Educacional na sua pratica profissional”, ministrada pela professora Cristina Galindo, tem como finalidade apresentar a pratica e o papel do orientador em seu ambiente de atuação.

O orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor, professor e coordenador; é responsável pelo desenvolvimento do aluno, dando suporte e contribuindo com os projetos pedagógicos da escola.

Sua função é conviver com os alunos e assim ajudar o professor a compreender o comportamento e agir de maneira adequada para lidar com as dificuldades de aprendizagem , atuando como mediador em situações que os demais profissionais não estão preparados.

O orientador também atua como uma ponte entre a instituição e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

Ele não apenas acolhe as dúvidas e dificuldades dos estudantes e funcionários, mas da família também. Assim, é possível garantir a transparência sobre o que acontece dentro da escola e buscar sempre as melhores formas de promover o aprendizado e o crescimento em conjunto.

É essencial que o orientador educacional tenha formação acadêmica em pedagogia e seu campo de estudo deve estar em formação constante, pois mudanças estão ocorrendo a todo momento.

Diante do exposto, observamos a importância do orientador educacional na escola contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos alunos, sua relação com os colegas e até mesmo com os familiares. Seu papel faz uma grande diferença no ensino escolar e sua presença ajuda a melhorar as relações internas garantindo um bom aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com