TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos e Preconceitos

Por:   •  5/4/2017  •  Seminário  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Mara Helena Marques Rocha

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

Direitos Humanos e Preconceitos

São Gonçalo

2016

Mara Helena Marques Rocha

         SEMINÁRIO INTEGRADOR V

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO como parte dos requisitos para o cumprimento da atividade.

   Professora: Elaine

                                                   São Gonçalo

2016

           Introdução

          A concepção de que os seres humanos merecem respeito pelo ideal de humanidade e dignidade é algo que está faltando em nossa sociedade. Nos deparamos com  todas as formas de discriminação, preconceito, desigualdades, injustiças sociais, políticas e econômicas, violência física ou psicológica e impunidades de toda a sorte.

 Neste tipo de sociedade (concretamente possível nos dias de hoje), na qual sujeitos e grupos organizados cobram dos dirigentes do nosso País e da própria sociedade o respeito pelo outro e pelo nosso semelhante, o que se torna inquestionável e o que se tenta pluralizar em nossa cultura e em nossa sociedade machista, preconceituosa, capitalista, patriarca lista e individualista é não só o respeito por esse “outro” que nos é semelhante, como também aumentar o sentido e a referência do “nós” a um número cada vez maior de sujeitos

 Da mesma forma, também se objetiva nesta mesma sociedade recrudescer a solidariedade, a dignidade, o respeito e a tolerância pelo outro, independente da raça, cor, sexo, cultura, partido político, crença religiosa ou status social na mesma sociedade dita democrática.

 Tornou-se hegemônico em nossos dias, compreender nosso semelhante como alguém de menor valor que eu, se ele não participa do mesmo grupo social do qual participo, se ele não se assemelha de alguma forma a mim ou se não encontramos um pouco de nós mesmos nesse outro. Quando isto ocorre, passamos a não só destratar o nosso semelhante como também, em alguns casos, a incorrer em sentimentos de ódio generalizado ou em ações e comportamentos de discriminação e preconceito, desencadeando o sentimento de intolerância para com este sujeito ou grupos de sujeitos.

 É neste sentido que a luta dos defensores dos Direitos Humanos parece não ter fim, pois o que se objetiva é a possibilidade de viver em um mundo onde as diferenças não sejam parteiras do sofrimento de milhões de pessoas que vivem como cidadãos de segunda classe, primando por uma igualdade de direitos e deveres comuns a todos os seres humanos.

                        Desenvolvimento da Atividade

Escolhi o tema: Direitos Humanos e Preconceitos, pois nos deparamos com muitos preconceitos no mundo atual.  E acho interessante levar para ser trabalhado em sala de aula, onde ali mesmo ocorrem diversos preconceitos, e é um bom tema para discussão.

Objetivos da atividade:

  • Favorecer, na vida cotidiana, a mudança de atitudes preconceituosas e discriminatórias;
  • Estimular o respeito pelas diferenças.

Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Recursos utilizados: caneta, papel pautado, fita adesiva ou crepe, quadro de giz, tiras com os nomes de todas as pessoas da classe dentro de uma sacola ou caixa.

Atividade: Viva a diferença.

Solicitar  que os/as estudantes permaneçam sentados em suas respectivas cadeiras.

• Escrever no quadro a palavras DIFERENÇA e pedir que digam qual é a primeira coisa que lhes vem à cabeça quando escutam essa palavra.

• Escrever as contribuições no quadro em volta da palavra DIFERENÇA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com