TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Filosóficos da Educação, e Psicologia da Educação

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos Filosóficos da Educação e Psicologia da Educação

GISELE BEATRIZ DE PAULA SOUSA – RA 8976186953

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Fundamentos Filosóficos da Educação, e Psicologia da Educação”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz

OSVALDO CRUZ/SP

 2014

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir abordarei como tema, uma análise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos na Escola Estadual Luz do Sol, a terapia assistida por animais é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, promovendo o desempenho escolar e reponsabilidade pelos estudos.

No desafio profissional foi trabalhado o tema terapia assistida por animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, a terapia assistida por animais tem o objetivo de ensino que utiliza o animal como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO – TERAPIA ASSISTIDA

 

ESCOLA ESTADUAL LUZ DO SOL
ANO: 5ºANO 
NUMERO DE ALUNOS: 30 MENINAS: 18 MENINOS: 12 
DESCRIÇÃO DA TURMA: Está turma apresenta dificuldades no aprendizado e comportamental, mas por ser uma turma com grande número de alunos alguns apresentam maior facilidade no aprendizado, e necessitando realizar diversos trabalhos sócios educativos.


Trabalhei com dois alunos que tem maiores problemas comportamentais em sala de aula:Joaquim da Silva, 10 anos e Julia Menezes, 11 anos. Joaquim por ser um menino, apresenta bastante desempenho na área de física, mas dentro da sala de aula muda totalmente o seu comportamento, fica agressivo com seus colegas e também com professor, não presta atenção nas aulas e não conclui com êxito suas atividades.
Julia é uma menina muito ativa e a todo tempo conversa em sala de aula e tira atenção dos colegas e do educador, o professor chama a tensão da mesma a todo tempo, Joana bate de frente com o mesmo. Fazendo com que o educador seja severo a assim a mesma se sente no direito de falar palavrões e sair de sala.
Os mesmos não respeitam as regras impostas em sala de aula afetando o comportamento dos demais alunos em sala. 

Na parte de dificuldade em aprendizado trabalhei com Claudio Tedde, 11 anos. 
Aluno apresenta dificuldade na concentração e aprendizado, não se integrando com os demais da sala, vive em um mundo imaginário, dificultando assim sua produção. Claudio tem dificuldade em fazer leitura na frente dos colegas e apreender as atividades, por ser um menino tímido fica isolado de seus colegas e não se interage nas atividades, dificultando o trabalho do educador.

Procurei trabalhar na interação com esses alunos, o cachorro, animal que tem maior facilidade de se lidar e se relacionar. A proposta é fazer com que esses alunos se estimulem e se interajam com mais facilidade e mostre mais carinho e apego pelo animal, criando um laço de amor e respeito pelo próximo, também um desejo em estudar e se interagir com seus colegas e professores. Fazendo com que eles tenham mais responsabilidade e saber que aquele animal precisa se deles para todas as suas necessidades, não deixando o animal ficar sem tomar banho, dar comida na hora certa e etc.
Foi proposta para os alunos uma melhoria, no desempenho escolar, a partir das atitudes que os mesmo, apresentarem ao longo do projeto. Foram aplicadas atividades complementares para avaliação dos alunos, onde incluímos os animais e promovemos uma ação entre amigos, trabalhamos com projeto de doação de cão, incluindo pais, filhos e professores.
Tivemos um ótimo desempenho dos alunos que foi supervisionado e obtivemos melhorias no aprendizado dentro da sala de aula e o convívio com alunos e professores. Ouve uma grande melhoria no comportamento dos alunos Joaquim e Julia. Joaquim melhorou sua relação com seus colegas e procurou tratar de maneira carinhosa seus amigos, conclui suas atividades com êxito e presta bem atenção as aulas. Julia mudou seu comportamento em relação a sua maneira de tratar o professor e melhorou seu vocabulário, e mostrou um bom resultado. E em relação ao aluno Claudio, ele apresentou uma melhoria muito grande em relação ao seu desenvolvimento escolar e participação em aulas e fizemos várias apresentações em sala com seu coleguinha Babo (nome que deu a seu cão), que o mesmo por se apegar ao animal o adotou, levando o para casa, em convivo com seus familiares.





...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (164.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com