TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e Brincadeiras na e educação Infantil

Por:   •  6/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.331 Palavras (26 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - 8ºSEMESTRE

JACQUICELE APARECIDA GONÇALVES FACHINELLO

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZADO

CHAPADÃO DO SUL-MS

2018

JACQUICELE APARECIDA GONÇALVES FACHINELLO

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZADO

                                                           

Projeto de ensino de curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciatura em pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

.

                                                    Orientadora: Gislene Aline Gasparini da Cunha

                                                Tutora: Maria Santina de Carvalho Giraldeli

CHAPADÃO DO SUL-MS

2018

Resumo

As escolas atualmente estão utilizando atividades mecânicas nas quais, provocam o desinteresse e o cansaço dos alunos. Junto a esse problema, esta pesquisa possui como objetivo, estudar e mostrar o quanto as brincadeiras e jogos são importantes para o desenvolvimento do aprendizado na educação infantil. Além de refletir sobre essa nova ferramenta pedagógica que atualmente vem mostrando ser algo muito significativo na vida da criança, através das orientações do professor nas atividades, pretendo também mostrar neste TCC, os reais motivos que me levaram a escolher esse tema para realização do trabalho de conclusão de curso. Neste trabalho procurei aprofundar nos estudos para entender melhor a definição professor lúdico-educador. Realizando este trabalho, e durante o meu estágio foi fácil compreender o quão importante são os jogos e brincadeiras para se conseguir realizar um excelente trabalho junto às crianças, pois o lúdico deixa as aulas dinâmicas prazerosas aos olhos das mesmas.

Palavras-chave. Jogos, Brincadeiras, crianças.

SUMÁRIO

1 Introdução........................................................................................................05 e 06

2 Revisão Bibliográfica ....................................................7,8,9,10,11,12,13,14,15 e 16

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..............................................17

3.1 Tema e linha de pesquisa....................................................................................17

3.2 Justificativa...................................................................................................17 e 18

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processos de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempos para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

1-INTRODUÇÃO

Jogos e brincadeiras são ferramentas importantíssimas para o aprendizado das crianças, pois ao jogar as mesmas inventa, descobre desenvolve a curiosidade, a autoestima e autonomia e a capacidade de conviver em grupo, estimulando também a concentração, habilidade e criatividade.

A brincadeira é uma ferramenta pedagógica que ao mesmo tempo em que comunica expressas sensações ela possui um poder criador e libertador, sendo assim se torna um valioso recurso educativo, que o educador deve utilizar ao desenvolver suas atividades pedagógicas. O foco desta pesquisa foi idenficar as contribuições que os jogos e brincadeiras oferecem ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil.

Essa é a pergunta problema do trabalho. Os jogos e brincadeiras contribuem para a aprendizagem das crianças da educação infantil?

Em consideração à questão acima, essa pesquisa focou em mostrar o quão importante são essas ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento do aprendizado das crianças da educação infantil, como também será importante à interferência do doente como mediador do conhecimento, fazendo assim uma análise sobre as contribuições que as atividades lúdicas terão nesse sentido.

O tema em questão deixa a possibilidade de compreensão, para que os profissionais da educação possa fazer uma reflexão sobre o que esses recursos podem propiciar aos conhecimentos das crianças, pois é fundamental que a utilização dos mesmos esteja interligada ao ensino-aprendizado, dando assim sua contribuição para que o desenvolvimento físico, social, cognitivo, afetivo e psicomotor da criança aconteça de uma forma prazerosa.

A criança precisa de estímulos para que ela possa despertar a sua capacidade de aprender, por esse motivo o educador precisa dominar as técnicas dos jogos e brincadeira, conhecer os objetivos dos mesmos, discutindo de uma maneira crítica, a melhor forma de aplica-los em sala de aula, para auxiliar as crianças em seu aprendizado. Os jogos e brincadeiras usados com sabedoria pelo professor irá deixar o ambiente escolar divertido, desafiante e estimulante, assim despertará a curiosidade, criatividade das crianças, e tudo acontecerá naturalmente.

No decorrer de meu estágio supervisionado, procurei trabalhar de uma maneira lúdica usando jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica, e os resultados foram maravilhosos, as crianças se desenvolveram com mais facilidade apresentavam mais interesse nas atividades. Foi devido à relevância, que escolhi o tema jogos e brincadeiras no desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso.

Em face de esse tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, onde necessitei de autores como: Brougère (1998), Teixeira (2010), Kishimoto (2007), Antunes (2003), entre outros que, de maneira direta e indireta  em seus livros enfatiza sobre a importância dos jogos e brincadeiras, e suas contribuições para a educação. As contribuições vindas de vários teóricos me ajudaram na reflexão e compreensão dos conceitos em questão, no qual me deu oportunidade de olhar amplo sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (228.4 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com