TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e brincadeiras na educação infantil

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANA PAULA DA SILVIA

ROSILAINE APARECIDA MARCONATO

SIMONE DE ARAGÃO

O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

Assis

2014

ANA PAULA DA SILVIA

ROSILAINE APARECIDA MARCONATO

SIMONE DE ARAGÃO

O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, 5º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.

Prof. Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Assis

2014

Introdução

Este trabalho tem por objetivo mencionar a importância dos jogos na Educação Infantil e como seu desenvolvimento pode auxiliar na melhora do ensino aprendizagem da criança. Teremos como bases as aulas ministradas no curso de Pedagogia 5º semestre da Unopar.

O jogo tem uma função muito importante, pois além de ensinar, torna a aprendizagem mais prazerosa e segundo Ribeiro e Souza (2011) o lúdico não pode ser considerado um elemento estranho no aprendizado da criança, ele dever ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento.

Os jogos preparam os alunos para a vida e abordam temas do cotidiano, em que aprendem como identificar a fonte de um problema. Com isso estimula o raciocínio, a concentração e as habilidades de movimentos corporais.

De acordo com Kischimoto (1997) o professor não pode ver o jogo como mero momento de distração dos seus alunos, mas deve-se sim atentar a essas brincadeiras, pois a educação infantil oferece muito mais que um mundo de sonhos e imaginação. Com os jogos a criança expressa suas emoções e também absorve muitas informações, melhorando assim o aprendizado.

Friedmann contempla as três formas de jogo de acordo com a teoria de Piaget, tais formas são baseadas nas estruturas mentais, a primeira forma é o: Jogos de Exercício Sensorimotor, nesta etapa vai do nascimento até o aparecimento da linguagem.

 A segunda forma é o: Jogo Simbólico, crianças de 2 a 6 anos e o teatro, os contos, as fabula são elementos para se trabalhar, pois é nesta fase a criança exterioriza todos os seus sentimentos, elas imitam as situações que são vivenciadas no seu dia-a-dia.

A terceira forma é o: Jogo de Regras, com crianças de 4 a 7 anos Neste jogo as crianças têm regras a serem cumpridas, onde precisam se interagir umas com as outras. É preciso que suceda o entendimento e o comprometimento de ambas às partes para então executar o jogo. Desta forma os exemplos para estes jogos são: futebol, xadrez e etc.

Titulo do Jogo: Dança das Cadeiras

Objetivos: Melhorar a coordenação motora;

  •  Estimular a atenção e a agilidade;
  • Compreender formas geométricas (Circulo) e números.
  • Estimular a integração do grupo;
  • Respeito de regras;
  • Compreensão de que é possível ganhar e perder e
  • Noção de espaços e tempo.

Materiais necessários: Cadeiras, um espaço amplo, músicas e rádio.

Tempo estimulado do jogo: 20 minutos a 40 minutos (Depende do pique dos alunos)

Faixa Etária: O jogo será desenvolvido com crianças do Maternal (três anos).

Número de Jogadores: Pode-se variar de quinze a vinte crianças.

Regras

 Separe cadeiras baixinhas de acordo com o número de alunos da classe - se a turma tem vinte estudantes, coloque dezenove cadeiras no centro da sala e forme com elas uma roda. Coloque uma música e peça para eles andarem e dançarem em volta das cadeiras. Quando a música parar, todos devem se sentar. Sai da brincadeira quem ficar sem cadeira. Tire uma cadeira e recomece a atividade. O jogo acaba quando restar apenas um assento e uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com