TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Livros Digitais na Educação

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Desde que o homem inventou a escrita como um código compartilhado para comunicar idéias e pensamentos, e começou a agrupá-los no que mais tarde seria conhecido como livros, um grande processo de transformação começou para a comunicação humana. Os livros, ao longo do tempo, passaram por quatro grandes mudanças. O primeiro deles ocorreu no terceiro século aC. quando ele passou de escrever em tabuletas de argila para escrever em rolos de papiro. A segunda ocorreu no século I dC e corresponde à substituição de pergaminhos de papiro e pergaminho (pele de animal) que tiveram que ser desenrolados para ler, pelo códice ou livro quadrado. Quando a escrita foi consignada neste formato, mudanças substanciais ocorreram: o conteúdo foi facilitado, mais texto foi agrupado, seu transporte e armazenamento foram melhorados e, graças às capas que os cobriram (encadernação), eles puderam ser mantidos por um período de tempo. mais tempo.

A terceira mudança ocorreu em meados do século XV, quando Johan Gensfleisch zum Gutenberg, em Mainz, na Alemanha, pôs em prática sua impressão de tipos móveis. A partir daí, graças às grandes tiragens possibilitadas pela gráfica de Gutenberg, os livros, como os conhecemos hoje, tornaram-se gradualmente acessíveis e muito populares.

Algo de mais de quinhentos anos deve ter passado antes que o quarto elo da cadeia evolucionária do livro fosse dado. Assim, em 1971, nasceu o Projeto Gutenberg , que busca oferecer ao público, gratuitamente, a maior coleção de livros eletrônicos, também conhecidos como e-books (hoje eles oferecem mais de 40.000 títulos). Naquele ano, Michael Hart (1947-2011) digitalizou, em código ASCII, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, que se tornou o primeiro livro eletrônico da humanidade.

Quanto a este tipo de publicações, em espanhol, em 2010, o Dicionário da Real Academia Espanhola incluiu na entrada " Livro " o significado "Livro eletrônico" com a seguinte definição:

1. m. Dispositivo eletrônico que permite armazenar, reproduzir e ler livros.

2. m. livro em um formato apropriado para ser lido nesse dispositivo ou em uma tela de computador.

Como você pode ver na definição anterior, os livros digitais ou eletrônicos são compostos de dois elementos. O primeiro é um dispositivo que contém o hardware e o software apropriados para armazenar e visualizar livros eletrônicos. Este componente é dividido em duas categorias: a) dispositivos de uso geral, como desktops, laptops, tablets e telefones celulares inteligentes; e b) dispositivos especializados para leitura de livros eletrônicos (Kindle, Nook, Kobo, etc.). O segundo elemento é o arquivo digital que contém o livro eletrônico e que pode ser baixado ou transferido para o dispositivo que permite a sua leitura .

Se compararmos os mais de quinhentos anos de livros impressos, com apenas quarenta da existência de livros eletrônicos, entendemos que os últimos ainda estão em sua infância. Mesmo que o termo "incunábula" seja usado para se referir aos livros que foram impressos entre 1453 e 1503, o termo "e-incunable" pode ser usado para livros eletrônicos produzidos entre 1971 e o ano de 2021. No entanto, , apesar de ainda estar no "berço", o crescimento do mercado de livros digitais é tão vertiginoso que a Amazon , maior livraria online do planeta, anunciou em maio de 2011 que, em média, naquele ano, para cada 100 livros vendidos em edição rústica, vendeu 115 livros eletrônicos. Este valor não pode ser extrapolado para a venda global de livros, uma vez que os livros digitais atingem apenas 15% do mercado total. Também não significa necessariamente o desaparecimento de livros impressos, mas se é um forte indício de que a indústria editorial começou a assumir o desafio de se transformar, iniciando a digitalização gradual de seus catálogos.

Já há algum tempo tem havido uma discussão controversa sobre se era hora de eliminar o papel nas Instituições Educacionais. Sem ignorar o valor que os livros impressos têm em muitas circunstâncias, aqui estão algumas reflexões e damos razões que favorecem a hospedagem de livros eletrônicos no campo das Instituições Educacionais:

Gerenciar conteúdo Ferramentas como o Amazon Whispercast permitem gerenciar o conteúdo em grupos de dispositivos Kindle. Dessa maneira, os professores podem distribuir suas próprias anotações ou capítulos de livros entre seus alunos. Esta mesma ferramenta permite estabelecer políticas para controlar dispositivos de leitura em sala de aula (desabilitar a integração com redes sociais ou desligar o WiFi).

Alugue livros didáticos digitais. Outra proposta interessante da Amazon é o " Kindle Textbook Rental ", através do qual os alunos podem obter uma economia de até 80% em comparação com a compra dos mesmos livros impressos. A duração do aluguel pode ser entre 30 e 365 dias.

Digitalize e distribua guias e livros didáticos. As Instituições Educacionais podem oferecer, em formato digital, materiais desenvolvidos por sua equipe de ensino. Eles também podem distribuir, com uma redução significativa de custos, livros digitais comprados de um editor. Por exemplo, uma lei do estado da Califórnia, Estados Unidos, determina que até 2020 todas as universidades usem livros digitais [9].

Tornar possível que os alunos tenham, em todos os momentos, as últimas edições dos livros didáticos que usam nos diferentes assuntos.

Coletar materiais. Os professores podem coletar conteúdo da Internet (páginas da Web e RSS), classificar e resumir por assunto, nota e assunto, para distribuir entre os alunos. Para isso, eles podem usar uma ferramenta como o Instapaper .

Motive os alunos a ler. De acordo com um estudo recente realizado em Rivercrest High School, Dallas-Fort Worth, com um total de 199 estudantes de leitura pouco atraentes, que foram dadas a opção de usar um Kindle durante o seu período de leitura silenciosa, foi encontrado que a maioria deles lê entre um e quatro livros em dois meses; Jan Swafford, citado por Andrés Hoyos, afirma, no entanto, que os alunos lêem mais rápido em livros impressos.

Forneça livros digitais através da biblioteca da escola. Instituições educacionais podem estabelecer acordos com livrarias como a Amazon para fornecer aos alunos livros em formato digital. Este serviço já funciona em 11.000 bibliotecas nos Estados Unidos.

Melhorar a gestão da biblioteca escolar. Os livros digitais representam benefícios logísticos: diminuir o espaço físico da biblioteca; reduzir custos de manutenção; aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com