TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os elementos que devem fazer um plano de aula

Pesquisas Acadêmicas: Os elementos que devem fazer um plano de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Planejar está presente em quase todas as ações que desenvolvemos na vida, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. E a sua importância em dar uma direção para o trabalho que será desenvolvido, ajuda a construir e está atento ao desenvolvimento e aprendizado de cada aluno.

Muitos profissionais infelizmente, ainda optam pela aula improvisada, sem pelo menos direcionar o que fazer, acredita-se que deixa a desejar, pois a sequência de ensino é importante para avaliação e desempenho do aluno, para que ele também não se sinta perdido nos seus estudos. E diante disto apresentar aqui alguns dos elementos que devem compor um plano de aula:

- clareza e objetividade;

- Atualização do plano periodicamente;

- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;

- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;

- Articulação entre a teoria e a prática;

- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;

- Sistematização das atividades com o tempo;

- Flexibilidade frente a situações imprevistas;

- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;

- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

05

Não se quer dizer que deva seguir rigorosamente o planejamento, há momentos conforme relatos de profissionais, que se saia do planejado, pois a aula acaba indo além do que se propôs e isto faz parte do ensino, deixar que os alunos vão em busca de respostas e avancem, sendo capazes de interagir e compartilhar com o professor.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão. As aulas devem ser ministradas com prazer, deixando que flua conforme o que os alunos pedem e necessitam no momento. A criatividade é importante para que as aulas não se tornem cansativas e por isto o planejamento estará ali para poder ajudar a desenvolver melhor o conteúdo e também tendo uma segunda opção quando se percebe que a aula não está prendendo a atenção dos alunos. O aleatório muitas vezes dá certo, mas também traz decepções, acaba sendo um tiro no escuro.

Sendo assim o profissional deve valorizar e ter o planejamento como seu direcionador, companheiro, obtendo ali os elementos para que sua aula seja um sucesso e que possa dar sequência alcançando assim o objetivo desejado no planejamento.

06

Plano de Aula

Instituição de Ensino: Escola Casinha Mágica

Semestre letivo: 2º/2013

Público alvo: 1º período do ensino infantil

Perfil da turma:

Criança com 4 anos, se encontra 10 meninas e 8 meninos dentro da mesma idade. Os meninos são mais dispersos que as meninas. Encontram na sala de aula três crianças com dificuldades de aprendizagem. A sala é toda organizada, com ambiente agradável e próprio para idade, com brinquedos lúdicos, ornamentação com as letras do alfabeto, a história da Arca de Noé de um projeto que foi trabalhado, no cantinho da leitura tem jornais, revistas, livrinhos, até imagens de alimentos levando as crianças a manusear os diversos tipos de leitura, quadro de aniversariantes, há o momento de descanso deles após o lanche e ali um cantinho aconchegante para este momento tendo um ambiente bem diversificado e prazeroso, as carteiras e cadeiras próprias de encaixe, ela não deixa que os mesmos alunos sentassem sempre juntos, busca ali a interação deles, fazendo rodízio, a professora tem o cuidado de manter a sala bem atrativa para os alunos. As crianças se dão bem, tem um entrosamento dentro do possível, com alguns mais agitados e sempre querendo chamar mais a atenção do que os outros. O interessante é que a professora consegue acalmá-los com tranquilidade, percebe-se que ali a experiência conta nos momentos de desafios.

Tempo de duração: duas aulas de 50 minutos

Tema: TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL. PLANO DE AULA

Justificativa: Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobrir, não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estiverem tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra de que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.

07

O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala.

Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo, interdisciplinando com a linguagem oral, nos momentos da fala, da troca, da identificação corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com