TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA ATIVIDADE DISCURSIVA

Por:   •  14/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

ATIVIDADE DISCURSIVA

Pensando na escola como espaço de produção de conhecimento, de que maneira você proporia uma reflexão sobre a discussão de gênero e sexualidade nesse lugar.

O comportamento social e o comportamento ético é o cartão de visita de um indivíduo. Estudo sobre as relações de gênero e auxilio ao docente para a eliminação  de diferenças e preconceitos em relação ao gênero na sala de aula.

Ressalta-se que a escola deve colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico a partir do entendimento sobre as diferenças corporais e sexuais que culturalmente se cria na sociedade, havendo um  papel fundamental na manifestação destas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e comportamentos, que permitam um olhar mais crítico  e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual. A partir de uma análise foi possível propor que a escola e professor incorpore o debate das questões de gênero, fazendo leituras criticas dos livros didáticos, refletindo sobre a prática escolar na concepção de gênero, desenvolvendo trabalhos que abordem a sexualidade e homossexualidade ou ainda discutindo sobre textos sexistas e preconceituosos.

A escola assumiu uma posição acerca da formação dessas identidades, principalmente no intuito de manifestar essa diferenciação, agravando se essas características ditas “naturais” são realmente inatas ou social e factualmente construídas. Na escola campo do estudo foi possível perceber que a maioria dos professores entende as relações de gênero como prerrogativas específicas de homens e de mulheres e que estas perpassam por questões de afinidade, porém é relevante observar que na prática ainda existem, na escola, professoras que não possuem ideias formadas acerca destas relações o que dificulta uma reflexão por parte das mesmas sobre o assunto e sobre sua própria prática. Porém alguns educadores embora saibam o que significam as relações de gênero e terem em seus discursos a defesa da diminuição dos preconceitos, ainda legitimam a atribuição de papéis específicos a cada sexo a través de palavras e comparações.

No que tange a sexualidade, os professores expressaram que este termo está ligado às formas de prazer e que é inerente ao ser humano, apontando também para o sentido mais amplo do termo, sendo a sexualidade dada nas várias fases da vida, acompanhando o ser humano continuamente. . Dessa forma, a escola juntamente com os professores, como transmissores do conhecimento, tem uma grande importância na construção da cidadania, logo, necessitam estar preparadas para a diversidade dos modos de cada indivíduo viver sua infância e sexualidade bem como para os impactos das escolhas de cada aluno. Diante das evidencias de sexualidade na sala de aula, percebe-se que docentes agem naturalmente, buscando no diálogo a principal ferramenta utilizada para orientar as crianças, principalmente, a respeito à orientação sexual de cada um. Para isso, a escola, professor precisa incorporar o debate das questões de gênero, fazer leituras críticas dos livros didáticos, refletirem sobre a prática escolar na perspectiva de gênero (como por exemplo, eliminar as divisões por gênero, facilitar a interação de ambos os sexos na hora do recreio), desenvolver trabalhos que abordem a sexualidade e homossexualidade, e debater sobre textos sexistas e preconceituosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com