TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO ESCOLAR (EXECUTADO DURANTE A Covid-19)

Por:   •  18/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE AÇÃO ESCOLAR (EXECUTADO DURANTE A Covid-19)

MARCO SITUACIONAL

 

O objetivo geral da , como instituição de ensino, é ministrar a educação básica, em suas  ____________________________________etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental .., proporcionando ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua autorrealização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos, observando as determinações da Lei nº. 9.394/96, de 23/12/96 e demais disposições legais pertinentes.

 

Nosso Projeto Político-Pedagógico está alinhado aos preceitos que estabelecem os fins da Educação Nacional, consubstanciados nos princípios de liberdade e solidariedade humana, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania.  

.............................................................................

PERÍODO ESCOLAR DURANTE A COVID-19

 

Considerando o objetivo institucional e o Projeto Político Pedagógico, a Escola ____________________________suspendeu suas aulas no dia 16 de março, seguindo o Decreto ____________________________, estabelecido pelo _______________.. Nossa escola iniciou simultaneamente um plano de implementação de planejamento, organização e adaptação de continuidade das atividades pedagógicas a distância. Material didático foi distribuído entre os alunos, a plataforma on-line ...

Para tanto, foi constituído pelo Conselho Municipal de Educação, um COMITÊ _________________– formado por direção, .......

Dentre as ações estabelecidas pelo Comitê, foi estabelecido o objetivo de realizar de modo eficiente e eficaz a implementação de uma estrutura escolar com aulas on-line, a partir do dia _________________com todos os alunos da escola cobrindo as atividades e cargas horárias __________________________

 

                                                                                                                 

A partir do dia ____________________, um sistema de aulas on-line foi implantado e ________________________________________________________- desse modo foram:

 A partir de _______________________passaram a ser obrigatórias com continuidade do calendário escolar, garantindo a qualidade da educação e a evidência de aprendizagem, pontos essenciais para a execução do plano.

 

Considerando:

A gravidade do momento mundial da COVID-19;

A imprevisibilidade do tempo necessário previsto de fechamento das escolas;

A necessidade de adaptação de todas as famílias;

As vicissitudes que a atual situação impõe.

 

Entendemos ser imprescindível a necessidade das crianças e jovens continuarem seus vínculos com a instituição escolar,__. A relevância dessa ação auxiliará _______________________________________________________.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

O currículo em tempos de COVID-19 se manterá dando continuidade aos planejamentos e serão adequados nas proposições dos planejamentos estratégicos e de acordo com os recursos digitais. Avaliações do processo de ensino-aprendizagem serão realizadas de modo frequente, buscando adequar e sempre elevar os níveis de efetivo aproveitamento. As adaptações das aulas online variam gerando em alguns casos maior produtividade e constituindo a melhor opção para a manutenção e continuidade do ambiente escolar, além de ampliar as habilidades e competências dos alunos na área da tecnologia e na cultura digital, aspectos fundamentais na educação da contemporaneidade e também contemplados na BNCC.

 

A proposta de trabalho on-line não se refere a Educação a Distância. (Explicar as atividades online e os atendimentos)

 

É claro que as relações pessoais e presencias não são substituídas em sua íntegra, mas diante das impossibilidades IMPOSTAS momentaneamente, o canal digital _____________________________________________________

Desde a mais tenra infância, a falta do espaço escolar se estabelece de modo intenso. As crianças sentem falta da rotina, dos amigos, dos professores e do ambiente escolar e, nesse momento ao encontrá-las virtualmente reencontra-se a alegria, a vontade de aprender, simulando o espaço escolar e mantendo a curiosidade necessária para as crianças e jovens em formação.  

 

 

OBJETIVOS (todos aqui são modelos, podendo ser adequados a realidade de cada escola)

 

Dentro desse contexto, estabeleceu-se objetivos fundamentais, a saber:

Permanecer a relação socioafetiva e emocional na Educação Infantil;

Garantir a continuidade do programa curricular do 1º ano do Ensino Fundamental .....................

Garantir evidências de aprendizagem no processo on-line;

Controlar presença dos alunos

Reinventar e adaptar estratégias e recursos pedagógicos para canais digitais;

Proporcionar uma educação de qualidade com evidências de aprendizagem;

Garantir o conhecimento necessário na prevenção da COVID-19.

MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS  

Tudo que for utilizado deve ser informado

 

Para a EDUCAÇÃO INFANTIL

Descrever ações para a modalidade de maneira lógica e objetiva, correspondendo aos objetivos para tal modalidade.

Exemplos:

Vídeos gravados pelos professores com proposição de atividades lúdicas que servirão de estímulo à curiosidade em aprender e conhecer, garantindo os direitos fundamentais de conviver (virtualmente), brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se baseados na BNCC.

 

Rodas de conversa com pais e responsáveis possibilitando a troca de experiências e orientações e sendo referência de apoio às famílias nesse momento delicado e de reclusão.  

Dicas de atividades culturais que permitam o estímulo às diferentes linguagens artísticas através da literatura, música, artes cênicas e expressão criadora.

 

Comunicação permanente de orientações aos responsáveis pelo aplicativo IsCool que mantém uma relação exclusiva com a comunidade escolar, assim como correios eletrônicos e canais de telefone exclusivos com os gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com