TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÕES PEDAGOGICAS

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.884 Palavras (24 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO PIMENTEL DE CAMARGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Ângelo Godoy, 479 – Bairro Santos Dumont, Cascavel – Paraná – Cep: 85804-660 . Fone/Fax:40012865 mariopimentel@cascavel.pr.gov.br

Juliana Fernandez Prause Luiz

Cleiziane  da Silva Cruz Corcino

PLANO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS

CASCAVEL

2022

  1. Apresentação

O Plano de Ações Pedagógicas para o ano letivo de 2022 é um documento que visa o planejamento de ações pela Coordenação Pedagógica Escolar a fim de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Justificativa 

 O Plano de Ações da Equipe Pedagógica  justifica-se por ser um documento no qual consta os objetivos e metas pedagógicas que visem a melhoria e a qualidade de ensino para a Escola Municipal Mário Pimentel de Camargo. Sendo necessário para orientar e organizar o trabalho da coordenação Pedagógica, visando o cumprimento da função social da escola.

  1. Objetivo geral do Plano de Ações 

Acompanhar os processos de ensino e de aprendizagem e redimensionar, sempre que necessário, os encaminhamentos teórico-metodológicos para que se alcance os objetivos de aprendizagem estabelecidos no Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel para cada ano/etapa de ensino.

  1. Objetivos e metas da equipe escolar para o ano letivo 2022 em relação a:

4.1 Planejamento de Ensino

Os documentos como o Currículo e o Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino, orientam o Planejamento de Ensino e o Plano de Aula. No Planejamento de Ensino, devem constar: conteúdos a serem trabalhados; objetivos de aprendizagem que se almejam alcançar e que devem estar sempre vinculados ao domínio do que é nuclear do conceito; encaminhamentos teórico-metodológicos que devem contemplar ações que mobilizem cognitiva e afetivamente o aluno, exigindo “ações mentais mediadas pelo conceito”, como comparar, analisar, investigar, identificar, deduzir, fazer induções, estabelecer relações entre outros; recursos auxiliares externos que o professor necessitará para auxiliá-lo na realização das atividades; instrumentos de avaliação que serão utilizados para verificar/acompanhar o processo de ensino e de aprendizagem; referências bibliográficas que oferecem subsídio para o desenvolvimento do planejamento de ensino. Nesse sentido, Libâneo (1994), afirma que:

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (LIBÂNEO, 1994).

O Planejamento de Ensino é um documento que norteará a elaboração do plano de aula docente, devendo estar articulado com o Projeto Político Pedagógico da unidade, em consonância com o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil e demais Leis e Diretrizes que embasam o ensino escolar.

O professor de Apoio Pedagógico deverá realizar as contribuições no Planejamento de Ensino de cada Componente Curricular, considerando as especificidades do atendimento do seu aluno.

        

Meta I - Planejamento de Ensino: Garantir a efetivação do Continuum Curricular, por meio do acompanhamento da elaboração do planejamento de ensino, contribuindo para execução e avaliação das ações pedagógicas  realizadas na instituição de ensino.

Ações

Período

1.1 Orientar e subsidiar os professores durante a elaboração do planejamento, com indicação de materiais e textos necessários.

Hora atividade, trimestralmente

1.2  Acompanhar se o planejamento está sendo trabalhado e aplicado de forma que garanta a efetivação do Continuum Curricular.

Durante todo o ano

1.3 Revisar e realizar apontamentos em relação a elaboração do planejamento.

 trimestrlmente

1.4 Realizar a devolutiva aos professores para as devidas  correções.

1.5  Sugerir e disponibilizar  materiais teórico/metodológicos para embasar teoricamente os professores.

Sempre que necessário

1.6 Orientar a realização de Leitura na Hora- Atividade do Currículo nas páginas 59 a 63.

- Para o ano letivo de 2022, seguir as datas estabelecidas abaixo:

Trimestres

Período de elaboração

Data de previsão da primeira entrega

Data de previsão da devolutiva pela Coordenação Pedagógica

Data de previsão final para a entrega feita das correções

1º Trimestre

A partir do dia 01/02/2022

04/03/2022

18/03/2022

25/03/2022

2º Trimestre

A partir de 17/05/2021

10/06/2022

24/06/2022

30/06/2022

3º Trimestre

A partir de 09/09/2022

30/09/2022

14/10/2022

21/10/2022

4.2 Plano de Aula (Diário de Classe)

A Lei nº 6.445/2014, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais do Magistério da  Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, estabelece nas atribuições do cargo, que o professor deverá:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (321.9 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com