TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ação coordenação pedagógica

Por:   •  17/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  8.665 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

PREFEITURA MINICIPAL DE GARANHUNS

                        SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PLANO DE AÇÃO – ESCOLA MUNICIPAL MONS. TARCÍSIO FALCÃO

MARIA VERÔNICA PASTOR DE MELO        

GARANHHUNS – PE

DEZEMBRO 2014

[pic 3][pic 4]

PREFEITURA MINICIPAL DE GARANHUNS

                        SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PLANO DE AÇÃO – ESCOLA MUNICIPAL MONS. TARCÍSIO FALCÃO

                        Plano de ação apresentado a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns, pela professora Maria Verônica Pastor de Melo, graduada na área de Língua Portuguesa e suas Literaturas (Letras), pela FACETEG: Faculdade de Ciências e Tecnologias de Pernambuco- UPE,

                destinado a Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão.        

GARANHHUNS – PEDEZEMBRO

INTRODUÇÃO

        Transformar a escola num espaço de vivência participativa exige a prática do planejamento dinâmico e atuante, contribuindo para que não haja fragmentação no contexto escolar. Assim, a ação do coordenador pedagógico, predomina-se em um trabalho onde a participação e integração aluno- professor-coordenador pedagógico unida a uma dinâmica ativa e coerente constitui um resultado eficaz em todo fazer da escola.

        Visando a qualidade da aprendizagem dos educandos da Escola Municipal Tarcísio Falcão, faz-se necessário este plano de ação para que haja uma contribuição significativa na formação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

        Assim, constroe-se uma nova postura diante dos desafios da realidade, propondo estratégias sistemáticas de acompanhamento, aliada a intervenção pedagógica nos casos que se fizerem necessário, concedendo apoio aos professores para que os mesmos desenvolvam trabalho adequado em sala de aula, entre outras necessidades que se apresentam.

JUSTIFICATIVA

        O presente plano de ação visa uma melhoria da realidade do processo ensino-aprendizagem, bem como orientar e avaliar o desempenho da prática pedagógica de todo corpo docente, facilitando, dinamizando e esclarecendo as necessidades específicas da escola, onde, o coordenador precisa de uma visão ampla dos fundamentos, princípios e conceitos de todo processo didático.

                O sucesso de uma escola, em especial da escola pública, não depende apenas do corpo interno da mesma, mas, basicamente, de um intercâmbio entre os que a compõem (família/comunidade/escola), para que, a partir daí, se propicie uma aprendizagem qualitativa a todos os estudantes igualitariamente.

        Para que possamos obter um bom resultado no ensino-aprendizagem, precisamos ter um planejamento bem elaborado e flexível, que atenda as necessidades de nossos estudantes, tendo como foco as turmas dos 3º e 5º anos do ensino fundamental.

        “O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre         ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de         meios materiais e recursos humanos disponíveis visando à concretização de         objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados         das avaliações.” (PADILHA, 2001; p.30)

        A partir deste conceito o objetivo aqui proposto é o do trabalho em conjunto de pessoas que, analisando situações, desenvolvam uma atividade didático-pedagógica eficiente, melhorando automaticamente a qualidade do ensino-aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

Promover articulações para construir alternativas democráticas no ambiente escolar junto aos professores, para que, possamos avaliar e repensar nossas práticas em busca da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Coordenar o planejamento anual com os docentes;

● Prestar assistência direta aos professores e alunos;

● Pesquisar, estudar e selecionar assuntos didáticos, incentivando a troca de experiências entre professores;

● Acompanhar e orientar os educadores no preenchimento dos diários de classe, fichas de leitura e escrita, rotina diária etc;

● Acompanhar o desenvolvimento dos alunos através de registros feitos pelos docentes e pelo coordenador;

● Orientar os docentes na elaboração de atividades diferenciadas;

● Acompanhar a rotina pedagógica;

● Identificar as prioridades de cada turma e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;

● Mostrar aos professores a necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para realização do processo ensino aprendizagem;

● Viabilizar recursos disponíveis na escola para que o corpo docente trabalhe num ambiente estimulador e agradável;

● Acompanhar coletiva e individualmente os alunos que apresentem dificuldade de aprendizagem;

● Orientar projetos desenvolvidos durante o ano letivo;

● Realizar atividades que levem os educandos a se prepararem para trabalhos externos (Prova Brasil, SAEPE), entre outros;

● Promover e participar de reuniões de pais e professores;

●Promover o aumento do rendimento escolar qualitativamente.

METODOLOGIA

        Acompanhar e monitorar os professores na busca de estratégias respaldadas em meios que busquem melhorar a aprendizagem dos estudantes.

        Este monitoramento se dará sobre:

        ● Planejamento das aulas;

        ● Realização da rotina na sala de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com