TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ação Pedagógica

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.318 Palavras (22 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE FAMA UNIESP

CRENIELDA PAULA DA SILVA SANTOS

INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM PARA AMAMENTAÇÃO;

ACEITAÇÃO DA NUTRIZ

Mauá
2016


CRENIELDA PAULA DA SILVA SANTOS

A INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM PARA AMAMENTAÇÃO:

ACEITAÇÃO DA NUTRIZ

Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Graduação da Faculdade de Mauá FAMA - como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem, sob orientação do Prof. Ms Haroldo Ferreira Araújo

Mauá

2016

Calogação na Publicação (CIP)

Biblioteca “Faculdade Mauá- UNIESP”

Departamento de Graduação Enfermagem

[pic 1]

Catalogação na Publicação (CIP)


A INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM PARA AMAMENTAÇÃO:

ACEITAÇÃO DA NUTRIZ

Trabalho de Conclusão de curso apresentada ao Programa de Graduação da Faculdade Mauá-FAMA para a obtenção do Título de Bacharelado em Enfermagem.

Aprovado em: _____/_____/_____

BancaExaminadora

Prof.                  Instituição:         

Julgamento:                Assinatura:         

Prof. .                 Instituição:         

Julgamento:                Assinatura:         

Agradecimentos

Dedico este estudo

epígrafe

LISTA DE ABREVIATURAS

        

LISTA DE QUADROS

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO

No Brasil, desde 1981, foi implantada a política nacional de aleitamento materno, quando o mesmo tornou-se prática da amamentação exclusiva, sendo até seis meses de idade conforme descrito e preconizado pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, o enfermeiro tem o papel fundamental para promover à saúde da nutriz adequando as intervenções de enfermagem na saúde da criança. (FRANCO, 2008)

O Leite materno é um elemento de grande importância para a saúde e sobrevivência da criança não só por sua característica bioquímica única, mas também, econômica e por sua importância psicossocial. Além desses benefícios conhecidos e comprovados por evidências científicas de que o aleitamento materno tem um papel relevante na redução da mortalidade Infantil.

 O leite materno nos primeiros dias é chamado de colostro: possui fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções, além de produzir anticorpos que protegem a criança, sendo uma pratica natural que favorece o vinculo de mãe e filho. (Ministério da saúde, 2009).

        Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o aleitamento materno é considerado importante e exclusivo quando a criança estiver recebendo o leite humano, não podendo receber nenhum outro alimento.

Muito embora sua importância não seja sequer questionada, o desmame precoce é algo socialmente aceito e estabelecido historicamente desde os primórdios como e comprovada.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002) a nutrição de lactentes e crianças da primeira infância recomenda-se que seja exclusivamente Amamentação até o sexto mês de idade até os dois anos com complementos.

 Acredita se que a investigação do conhecimento da mãe sobre aleitamento materno contribui durante as ações educativas e nas reorientações das práticas adotados pelo enfermeiro e profissionais de saúde. (FRANCO, 2008)

 A importância da enfermagem e a dedicação nas ações desenvolvidas durante o aleitamento materno são fundamentais para a saúde da nutriz nos primeiros dias de vida. Acredita-se na importância do enfermeiro para o conhecimento das dificuldades e que saiba identificá-la e enfrenta-la durante o aleitamento.

         A qualidade da assistência prestada à nutriz está diretamente relacionada ao papel do enfermeiro, na saúde e nos programas de educação . É imprescindível a assistência prestada visando, assim, uma estratégia de intervenção de enfermagem qualificada durante a amamentação e aceitação da nutriz. Durante a alimentação da nutriz e essencial que tenha uma dieta balanceada rica em e carboidrato e proteína, vitaminas, gorduras, minerais, e muita água, deve ser mais natural possível, para melhorar a composição do leite. (cartilha) Diante do exposto a presente pesquisa pretende realizar um estudo sobre a importância da amamentação e sobre a aceitação da nutriz, nesse processo inicial pós-nascimento. (ALMEIDA, 2008)

Este trabalho abordou um estudo sobre a influência da enfermagem na aceitação da nutriz, haja vista sua importância para a área da saúde. O aleitamento materno e uma nutrição natural, uma fonte de combinação única de proteínas e lipídios e carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e células vivas. Neste contexto é importante que a enfermagem tenha um papel na influência durante aceitação da nutriz. Diante da importância que o tema traz, o presente trabalho buscará conhecimentos para unir os profissionais que trabalham com as Nutrizes, a fim de orientá-las sobre a necessidade desse tipo de alimentação ao recém-nascido.

2.OBJETIVOS        

2.1 Objetivo geral

 

        - Analisar a concepção e a percepção do enfermeiro durante as rotinas e práticas administrativas na aceitação da nutriz dentro do serviço de saúde.

2.2Objetivos específicos

        - Analisar o processo da influência da enfermagem para amamentação

 Que e de grande importância. Concluímos que o aleite materno e suas vantagens, e uma fonte importante para a saúde da mãe-filho. Que a enfermagem tem um papel fundamental no aleitamento materno.

        - Descrever um plano de cuidados, e as orientações básicas necessárias para a nutriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com