TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

PLANOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO

Sumário

I – Introdução        

II – O que é Plano Nacional de Educação?        

III – Conhecendo o Plano Nacional de Educação        

IV – Metas e Estratégias        

VI – Conclusão        

IV – Referências Bibliográficas        

I – Introdução

Através deste, apresentará as grandes propostas, leis e diretrizes para o desenvolvimentos da educação brasileira  onde deverá dar rumos e direção a uma educação igualitária, valorizando o profissional de educação com salários justo e plano de carreira. Abordará, também compromissos comuns entre o governo federal e o sistema de educação. Estará dando ênfase as metas e estratégias a serem seguidas.

II – O que é Plano Nacional de Educação?

PNE- Plano Nacional de Educação é um documento com diretrizes para políticas públicas de educação para o período de 2014 a 2024. O projeto original saiu dos debates ocorridos na conferência nacional de educação(CONAE). Com o intuito de substituir o primeiro plano.

III – Conhecendo o Plano Nacional de Educação

Planejar é uma tarefa complexa e desafiadora que implica assumir compromissos, é preciso adotar uma nova postura, construir formas de colaboração cada vez mais orgânicas entre os sistemas de ensino.

Lei N 13.005, de junho de 2014. Lei do PNE.

                Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder Público que conduzem à:

 I-erradicação do alfabetismo.

II-Universalização do atendimento escolar.

III-Melhoria da qualidade e ensino;

IV-Formação para o trabalho.

V-Promoção humanista, científica e tecnológica do país.

IV – Metas e Estratégias

        

O plano propõe 10 diretrizes e 20 metas, que versam sobre o acesso a educação básica e do ensino técnico e superior de qualidade, formação e plano de carreira para os docentes, e gestão e financiamento da educação no país.

Através do plano nacional de educação, o governo federal ou a união exerce a função de garantir, financiar as instituições de ensino, mediante assistência técnica e financeira aos estados e municípios.

O ministério da educação exerce sua função de coordenação e  de colaboração entre o sistema de ensino e o governo, para que as metas sejam devidamente executadas.

Cabe ressaltar que o PNE e o governo, tem compromissos comuns, consequentemente, os benefícios, os caminhos concretos para uma política nacional de educação tornam regulamentada. A partir daí grandes avanços  começa acontecer na educação.

Meta 1

Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para  as  crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de 3 anos até da vigência PNE.

Meta 2

Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos concluam essa etapa na idade recomendada, até o ultimo ano de vigência deste PNE.

Meta 3

Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE a taxa liquida de matrículas no ensino médio para 85%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com