TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-

FINOM

PORTFÓLIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DO PORTUGUÊS ƖƖ

Apoliane Gumarães Silva

PARACATU/MG

Julho/2015

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM

PORTFÓLIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DO PORTUGUÊS ƖƖ

Apoliane Guimarães Silva

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como Requisito para aprovação na disciplina de Fundamentos Teórico e Metodológicos do Ensino de Português ƖƖ .

Professora: Elda Alves Oliveira Ivo.

Unidade Autônoma de Estudo: Ped-030

PARACATU/MG

Julho/2015

INTRODUÇÃO

O presente portfólio tem como objetivo apresentar aos futuros docentes práticas educacionais escolares onde possibilitará compreender a estrutura da linguagem e abordará ensinamentos teórico-metodológicos no ciclo da educação básica.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSIO DE PORTUGÊUS ıı

Como já vimos no guia passado, a Língua está completamente ligada a Linguagem Verbal, pois ambas possibilitam a comunicação interpessoal por meio da utilização de signos. Esses signos são partilhados por membros de uma comunidade linguística particular e constituem as línguas maternas, sistemas de comunicação que produzidos a partir de determinada cultura, modo de viver e pensar de um povo.

A língua é também promovida institucionalmente no âmbito da escola e de suas práticas. O ensino formal da língua é promovido na criança desde sua inserção na educação escolar, desse modo possibilita um aumento gradativo de sua competência lingüística.

O professor das séries iniciais tem um importante papel no desenvolvimento dessa competência comunicativa. Como mediador de práticas escolares de relação com a língua, a função do educador é um determinante da constituição subjetiva e promoção de identificações na relação do aluno com a língua.

Fica claro então que o ensino da linguagem verbal deve estar articulado ao ensino de demais linguagens.

No âmbito do docente existem vários tipos de saberes que vão desde os aprendidos na prática docente ao saberes profissionais aprendidos nas escolas e faculdades. Faz-se necessário que o professor esteja a par do conhecimento do desenvolvimento infantil, que conheça as perspectivas que vai auxiliar nesse processo. É importante salientar a importância de se organizar e trabalhar melhor com seus alunos equilibrando modalidades de atividades e organizando de acordo com a fase de desenvolvimento o espaço e o tempo, não exigindo além da capacidade da criança bem como dando suporte para seu desenvolvimento (integral, físico, motor, social, emocional, psicológico.) visando sua formação como individuo.

Nessa etapa do ensino é muito importante que se trabalhe com os jogos, pois influenciam no desenvolvimento da criatividade e personalidade da criança. Dessa forma a criança sem perceber aprende brincando.

Na escola o uso da língua evidencia claramente diferenças entre grupos sociais e que muitas vezes gera discriminação e fracasso, pois o uso das variantes da linguagem geralmente não é bem aceito no ambiente escolar onde se quer ver somente a linguagem na norma culta ou formal.

Já no ensino ás primeiras séries da Educação Fundamental , os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que um documento que tem como fim a formação do aluno como cidadãos conscientes, críticos e participativos na vida social, dando autonomia a esse aluno de modo que permita a ele acessar recurso da pluralidade cultural disponível e também pela qualidade do ensino, sendo para isso necessário a formação qualificada do profissional, sendo necessário muito investimento nessa área.

A relação aluno/língua e professor são desenvolvidos pelo aluno também nos ambientes extraescolar e é mediado nas práticas pedagógicas e na relação aluno/ professor que se dá diariamente nos espaços escolares.

Nesse sentido, é dever da escola e professor incluir as diversidades textual que circulam socialmente, assim como promover no aluno a fala e escrita adequada às diversas situações de comunicação verbal, atentando para a variação linguística disponível na nossa cultura, ao tempo em que promove o combate do preconceito linguístico.

Existem sugestões de praticas de sala de aula na área da linguagem escrita e falada, como: o conto, reconto, retalhando versos e poesias, jogos e brincadeiras que trazem o lúdico e o diferente para dentro da sala de aula permitindo aos alunos viverem e experimentar a língua portuguesa com prazer e alegria e o que se aprende com alegria é fácil de lembrar.

CONCLUSÂO

Posso concluir que este trabalho foi de grande importância para minha aprendizagem, pois pude perceber que a língua portuguesa é instigante e nos leva a refletir o quanto é fundamental se trabalhar de forma diversificada para que os educando tenha melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem.

REFERENCIAS

SILVA, Naama Medeiros; Guia de estudo Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Português ll. FINOM. PARACATU-MG.

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-

FINOM

PORTFÓLIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ƖƖ

Apoliane Gumarães Silva

PARACATU/MG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com