TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Juliana Cristina Pedrero – Ru 842657

Portfolio-

SÃO ROQUE

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Juliana Cristina Pedrero – Ru 842657

Portfolio – uta

Relatório de portfolio apresentando no curso de Pedagogia na uta                         a Distância do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Tutor local: Valter José Felix Polo presencial: PAP São Roque/ SP.

São Roque

2015

Introdução

Esse texto tem como objetivo mostra a importância da filosofia da educação e responde grandes questões com objetivo da filosofia da educação. A filosofia tem objetivo de auxiliar na formação de professores, com objetivo de aumentar a formação filosófica.

Desenvolvimento do ser humano e a psicologia da educação.

No Brasil três pensadores foram essenciais para o encaminhamento dos estudos da filosofia começando por Antônio Joaquim Severino ele aponta temas essenciais para filosofia há temas Da educação e temas para educação e sobre a educação chamado de metareflexão sobre a filosofia. Em uma primeira filosofia Pode-se dizer que a filosofia da educação a construção de uma imagem do homem, já em uma segunda a filosofia contribui é voltada a fim que norteiam a ação educativa, na terceira filosofia tem uma terceira tarefa a epistemologia cabe trazer questões envolvidas no processo de produção de transmissão de conhecimento esses três fatores se complementam e se integram, pois diz respeito a historia da humanidade Severino indica alguns campos temáticos que merecem atenção que são o epistemológico a construção de paradigmas, fundamentar filosofias da educação na nossa realidade educacional, axiológico trata-se de valores e fins trabalham se a educação e a existência da historia humana e o ontológica na medida em que se discutem as relações da educação com condições existentes do homem. Nas propostas de Severino a indicação da temática se se adensam no âmbito da antropologia em uma perc3epçao mais especifica se dividem em subtemas que merecem atenção tais como historicidade e sociedades humanas os enfoques filosóficos e os históricos sociais. Nas propostas de Severino é uma percepção mais especifica cada uma dessas teorias se divides em subtemas que merecem atenção a reflexão filosófica sobre a educação Severino ainda desenvolveu um livro de filosofia destinado à formação de professores do ensino médio. Em 2004 foi o ultimo texto de Severino “A construção da filosofia na educação” nos quais buscam contribuir para a filosofia sobre a identidade da filosofia. Sendo assim a filosofia da educação pode ser entendida como uma reflexão de valores éticos e políticos com referencias axiológicas envolvidos igualmente e significados conceituais que significa o mundo em que o homem está situado.

  Na proposta de Severino ele tem uma percepção mais cientifica, e na proposta de Dermeval Savianni as ideias sobre a filosofia da educação tiveram e ainda tem uma grande importância no pensamento Brasileiro e tem como base o ensino de filosofia da educação, a educação visa o homem na filosofia da educação e visa explicar a problemática da educação, pois na construção da contribuição filosófica oque explica a necessidade de que o trabalho de ensino e a filosofia da educação se torne uma tarefa de realização e de desenvolvimento, não se trata somente de estudar os resultados da reflexão, pois devem ser subsídios sobre problemas das realidades educacionais é necessária à filosofia da educação como um processo com objetivo no processo educativo. Na visão de Gadotti ele visa às ideias e diretrizes para a filosofia da educação e responde uma grande questão “Para que serve a educação” para que o homem precisa se com o objetivo de saber se a educação possui raízes isso é colocar- se a escuta dar uma reflexão critica destinado a problematização colocar em evidencia os recursos e possibilidades as promessas que oferece o desenvolvimento afrontar questões, opiniões e ideologias enfrentar problemas decisivos.···.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com