TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

 

2    DESENVOVIMENTO.......................................................................................4,5,6

3.1        ENTREVISTA ...................................................................................................6,7

4  CONSIDERAÇÕE FINAIS ......................................................................................8

5 REFERENCIAS  .......................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

               

            Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem consiste numa troca de saberes onde o professor opera como um intermediador entre seus alunos e o conhecimento, desta maneira este processo consiste em professor- aluno- conhecimento, a importância da psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmico, grande relevância da teoria de Vygotsky para as teorias da psicologia e, nomeadamente, da Aprendizagem.

             A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação.

           O processo de aprendizagem seja formal ou informal, visto sob o prisma da psicologia da educação, têm características próprias que podem ser assim resumidas, a escola e responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando juntos a todos os membros que fazem parte da escola; alunos, educadores, diretores professores, funcionários e dos pais.


  1. DESENVOLVIMENTO

              Hoje não só é possível, como altamente (maravilhoso) desejável, a psicologia Escolar e considerada como tendo chave mestra para melhorar a Educação. O desenvolvimento pode ocorre fora da escola, a escola serve para avaliar e aplicar os princípios psicológico a grande número de sujeitos, os três grades aspectos da natureza humana e ação, cognição e emoção.

               Tem também a psicologia da aprendizagem entre ostros mais, na psicologia da aprendizagem, a maior parte de nossos comportamentos é aprendida: andar, falar, digitar, pedalar, nadar, calcular, telefonar, sentar, etc.

        Vygotsky dá uma atenção especial à educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento bastante específicas, possuindo um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Justamente por isso, ela representa o elemento imprescindível para a realização plena do desenvolvimento psíquico dos indivíduos já que promove um modo mais sofisticado de analisar e generalizar os elementos da realidade,pensamento.
              Ao interagir com esses conhecimentos, o ser humano se transforma: aprender a ler e a escrever, obter o domínio de formas complexas de cálculos, construírem significados a partir das informações descontextualizadas, ampliarem seus conhecimentos, lidar com conceitos científicos hierarquicamente relacionados, são atividades extremamente importantes e complexas, que possibilitam novas formas de pensamento, de inserção e atuação em seu meio. Isto quer dizer que as atividades desenvolvidas e os conceitos aprendidos na educação escolar (que Vygotsky chama de científico) introduzem novos modos de operação intelectual: abstrações e generalizações mais amplas acerca da realidade (que por sua vez transformam os modos de utilização da linguagem). Como conseqüência, na medida em que o sujeito expande seus conhecerem etos, modifica sua relação cognitiva com o mundo. (Rego, 1996, p.104)  

              A compreensão do processo de aprendizagem humana, isto é, perceber como é as pessoas aprende, as diferentes interpretações a que chegam.

             A motivação está ligada á aprendizagem, logo compreender os fatores motivadores é princípios para se promover uma aprendizagem ativa e participativa, a avaliação das competências e dos conhecimentos é fundamental para que essa informação permita estimar e orientar o processo de aprendizagem.  

                A importância da Psicologia e compreender que cada aluno tem a sua especificidade e a sua forma de aprender, não existem apenas uma inteligência, mas vários tipos de inteligências, e é na interação entre aluno, professor, escola, família e meio envolvente que se desenvolve e se constrói o conhecimento.

             A ação pedagógica do contexto escolar dos educadores de serem ativos e dinâmicos esses deve ter a percepção, a consciência da sua importância no processo do desenvolvimento e aprendizagem dos educados. A psicologia permite desenvolver nos professores a reflexão, o espírito crítico e autocrítico da sua atividade, avaliar cada tipo de educando e ação pedagógica na sua totalidade. Tendo em vista que educadores e profissionais da saúdem tem atuam num século, onde a escola, cada vez mais tem assumido o papel da família por meio dos projetos das políticas públicas.

            Dentro dessa perspectiva pedagógica inserida nas políticas públicas é possível refletir e considerar a relevância da psicologia para o contexto pedagógico, pois ela representa o desenvolvimento das competências dos atuantes no contexto escolar para significar as ferramentas de informação e comunicação e assim, permitem ao contexto adaptar os currículos pedagógicos ao ensino do século atual, utilização de ferramentas de informação e comunicação, dinamizando a atividades educativas tornando-a mais atrativa, nessa perspectiva o papel do professor passa a ser o de um mediador do ensino e os alunos passam a ter um papel mais ativo na aprendizagem, eles serão os “construtores” do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com