TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano

Psicologia da Educação

Atividade de Portifólio

Aluna: Helena Cristina Machado Maciel

RA: 8049500

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

 

Possibilidades Behaviorismo é o estudo do comportamento através de estímulos e respostas. A observação comportamental seria algo essencial no contexto escolar com a possibilidade de compreender o comportamento através da reação, situação, causa e efeito. O professor poderia estimular o aluno a ter comportamentos desejáveis, fazendo a repreensão a comportamentos indesejáveis. Com isso o processo de repetição seria incentivado fazendo com que o aluno memorize e o aprendizado se torne mais eficaz.

 

Behaviorismo se limita, pois nessa concepção as questões individuais de cada aluno ficam deixadas de lado apenas a observação comportamental é analisada.

PSICANÁLISE

 

Possibilidades na psicanálise a questão do afeto entre o aluno e o professor transmite mais conhecimentos de maneira mais humana e menos técnica. Sendo assim o aluno quando gosta do seu professor confia bem mais nos seus conhecimentos com isso acaba cooperando e seu aprendizado flui de forma melhor.

Nas limitações da psicanálise pelo fato do aluno e o professor possuírem laços afetivos no inconsciente de cada um, isso poderá dificultar a aprendizagem do aluno, se entre ambos não houver um afeto positivo, assim também o professor terá dificuldade de ensinar o aluno.

HUMANISMO

 

 As possibilidades no humanismo focalizam o homem como um ser detentor de liberdade de escolha, onde se acredita na natureza de cada pessoa como tendo o direito ao livre arbítrio e liberdade para fazer as coisas. Para o autor o aluno deve ser livre para expressar os seus sentimentos, a aprendizagem está voltada para criatividade de forma autônoma incentivando o aluno para que tenha iniciativa na busca do conhecimento.

Nas limitações do humanismo destaca-se a situação onde o professor entenda e observe o comportamento dos alunos em sala de aula, para que com isso haja uma moldagem por meio dos estímulos condicionados, e assim uma melhoraria em seu comportamento ou no ensino-aprendizagem. Para o autor o professor conseguiria junto ao aluno desenvolver novas estratégias de ensino.

GESTALT

 

 As possibilidades para Gestalt  ocorre na preocupação com o homem visto como um todo, e não como a soma das suas partes sua área é a de percepção, e visão do homem para com o mundo onde ele vive. Para o autor o cérebro humano funcionaria de forma dinâmica como um todo e usaria ao mesmo tempo todas as suas funções. Sendo assim o aluno aprenderia de forma melhor usando sua percepção visual ou espacial ao mesmo tempo.

As limitações se dão nessa concepção de maneira que se o aluno se limita a uma  percepção visual ou espacial, com isso ele poderia perder a capacidade de explorar outras perspectivas, portanto poderia haver uma limitação maior no seu desempenho, ou um desenvolvimento pouco criativo e carente de uma visão mais ampla do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com