TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO (Pedagogia e Pedagogos, para quê? Capitulo II)

Por:   •  5/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  3.499 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO

Centro Universitário

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

PORTFÓLIO

(Pedagogia e Pedagogos, para quê? Capitulo II)

Maria Aparecida Gomes           RA 8008557

 7ª semana                                 1º semestre

Pedagogia

Profª Cristiane Regina Tozzo

        

Abril – 2016

Barretos - SP

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO:

Responda à questão a seguir. Depois, elabore um texto de, no máximo, duas páginas.

1) Por que é possível afirmar que a Pedagogia é uma ciência que estuda as práticas educativas que apresentam finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a Educação? Fundamente sua resposta, utilizando as ideias dos autores estudados.

É importante o posicionamento por parte de práticas pedagógicas porque elas englobam as relações sociais, culturais e políticas, sempre deve estar claro a direção da ação  educativa que se tomará porque isso define o tipo de homem que será formado no futuro. “Do ponto de vista do autor isso é o que justifica a existência da pedagogia como área de conhecimento, cuja especificidade é realizar uma reflexão global e unificadora da realidade da educação”.  As práticas educativas não ficam só entre a escola e a família, elas ocorrem de várias formas e em vários lugares diferentes,  propondo um  “entendimento e um campo de conhecimento que possui objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, configurando-se como “ciência da educação”.  

A Pedagogia abrange um grande campo de ensino, que não deve se limitar e sim se ampliar cada vez mais, as práticas educativas são um grande acúmulo de conhecimento de toda a sociedade e isso é necessário para a formação da atividade humana e essencial para a existência de todas as sociedades, a educação é uma pratica educativa. É importante que na Pedagogia os objetivos sociopolíticos sejam transformados em objetivos de ensino, onde se criem laços e se aprimore a forma de ensinar podendo assim alcançar mais alunos e que o desenvolvimento deles esteja em primeiro lugar. Quando o aluno apresenta alguma dificuldade no aprendizado é necessário as intervenções pedagógicas que são essenciais e um facilitador para esse aluno, através delas se introduzem novos elementos no ensino facilitando a aprendizagem. As vezes só é preciso mostrar uma nova maneira de se ver a mesma coisa, fazendo com que o aluno pense diferente e consiga aprender.

A Pedagogia trata de todas essas relações humanas e sociais sendo considerada uma ciência, o campo que ela abrange é imenso e ela é importante para as relações humanas, ela vai aproximando pais, filhos, educadores, escola ,sociedade ; interagindo com todos e melhorando e facilitando o aprendizado. Não devemos pensar no ensino como algo que acontece somente dentro do ambiente escolar e sim como algo universal, que pode ocorrer em todos os lugares proporcionando uma melhor qualidade no ensino e consequentemente no aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com